terça-feira, 25 de maio de 2021

Aunt Rose


Nome: Aunt Rose
Editora: NA
Autor: Francesco Forte
Ano de lançamento: 2021
Género: Aventura
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Francesco Fortes tem um grande historial no desenvolvimento de jogos para o Spectrum. Bem, não tantos como Gabriele Amore, mas mesmo assim vai lançando jogos com uma frequência impressionante. A maior parte dos seus jogos roçam a mediania, e Aunt Rose não foge à regra, não obstante a originalidade do tema. Assim, o programador pegou numa sinistra e obscura aventura de texto italiana de 1986 (terá sido a primeira?), Zia Rose, e adaptou-a para uma aventura de arcada.

A história é muito simples. A tia Rose morreu... Faleceu... Esticou o pernil... E nós, assumindo o papel do desinteressado sobrinho, queremos encontrar e roubar quatro tesouros. Estes são a apólice do seguro, o colar de pérolas, a bracelete de ouro e os diamantes. Não se tratava mal a tia Rose, lá isso é verdade... Mas os tesouros estão escondidos na labiríntica mansão, a fazer lembrar a da família Adams, pois tantos são as armadilhas e perigos que encerra. Assim, além de termos que por tentativa e erro descobrir os obstáculos mortais, temos também que tentar adivinhar que objectos se encontram nas salas, o que nem sempre é tarefa fácil, pois estes encontram-se escondidos no meio do muito mobiliário e tarecos existentes, e como se pode ver no ecrã abaixo, os gráficos não são grande espingarda.


O principal problema é que são dezenas de objectos para os quais temos que encontrar uma utilidade (ou descartar), e só podemos carregar quatro de cada vez, obrigando-nos a fazer piscinas de um lado para outro a toda a hora. Como se não fosse pouco, os quebra-cabeças também não são inteiramente lógicos ou intuitivos, resultando em alguma frustração. 

Os cenários são desinteressantes e o som quase inexistente, não convidando a perder-se muito tempo na resolução dos puzzles. Ainda por cima, quando acontecem mortes prematuras por dá cá aquela palha, o resultado final é um jogo a dar para o fraco, não estimulando ninguém a persistir e a tentar encontrar os tesouros da tia Rose. Estamos assim perante uma aventura que não vai fazer grande história. Já vimos Francesco fazer melhor, pelo que não deixa de constituir uma desilusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário