sábado, 1 de maio de 2021

Gameplay do Hero no Gênesis com André Leão

Não percam hoje a live do projecto Gênesis, a cargo de Renato Degiovani (pioneiro da indústria brasileira de jogos e autor da famosa aventura Amazônia) com um convidado e tema muito especiais! Nem mais nem menos, que o André Leão que irá falar sobre (e também jogar) o Hero, jogo de estratégia e aventura do Libânio Guerreiro que foi recentemente preservado através da dupla Planeta Sinclair e Museu Load ZX Spectrum

Será mais uma grande oportunidade para conhecer este jogo luso, além de falar sobre mecânicas experimentais usadas em jogos nos primeiros anos da Informática. Hoje às 18 horas em Portugal, 14 horas no Brasil! A fazer crêr pela primeira participação do André nas lives sobre o Gênesis (ferramenta autoral moderna de criação de aventuras) será mais uma agradável conversa para passar a tarde no 1º de Maio!

3 comentários:

  1. Parabéns a todos os envolvidos neste EXCELENTE directo, que contou ainda com a participação no chat do Autor do jogo Libânio Guerreiro.
    O BRILHANTE jogo Hero é uma Aventura Gráfica de Texto por turnos com fortes elementos de estratégia, e cheio de subtilezas/camadas que é necessário conhecer e dominar para ter sucesso no jogo.
    Coloca de seguida algumas notas não estruturadas, que fui escrevendo durante este directo, e que ajudam no caminho para o sucesso, mas não o garantem. É possível que existam também alguns spoilers, mas nada de especial:
    - Quando se começa o jogo com o Hero vai-se uma vez para sul e depois para este e recrutamos um herói.
    - As florestas servem para os jogadores se perderem sendo preciso mapear a floresta.
    - Não existem caminhos infinitos, o que acontece é que existem locais que indo de um quadrado para outro, o quadrado a seguir é em forma de cunha, ou seja, indo para norte depois a saída é para sul e este.
    - Qualquer herói pode recrutar outro.
    - Um jogo pode demorar 20 jogadas ou 30 ou 40.
    - Quando se enfrenta o inimigo convém ter vários dos nossos heróis/exércitos juntos. Mas infelizmente o jogo faz a guerra à vez. Por isso o primeiro herói sofre sempre mais baixas.
    - Para que os heróis consigam entrar nos templos têm de ter determinados objectos. É preciso ter o Hero com a chave, o Mágico com o bastão e o Thor com o Martelo.
    - É possível ganhar ao exército inimigo mais poderoso, o exército do Grutol, apenas com 4 exércitos nossos no local da batalha, e todos na força máxima e com os exército sem baixas.
    - Os túneis e cave e cavernas estão nas montanhas onde a entrada é através de um templo.
    - É possível recrutar Soldados para os nossos exércitos que vão aparecendo algures no mapa, mas para isso é necessário ter o anel real.
    - Podemos evitar os exércitos menores, mas mesmo assim eles podem às vezes vir atrás de nós.
    - Existem cerca de 9 heróis para recrutar. 10 com o Hero.
    - Podemos trocar de objectos entre os heróis. Por exemplo se o Mido encontrar o martelo de Thor e o Thor tiver uma espada, eles podem trocar de objectos.
    - Os subterrâneos estão a sul das planícies verdes.
    - O anel real está na cidade Solking.
    - Só se pode ter/transportar um objecto de cada vez. Por exemplo, se apanhar a lança, o bastão fica no chão.
    - Os subterrâneos são um local com cerca de 20 localizações onde está o mágico escondido.
    - Os 3 templos têm 3 portas que serão abertas pelos 3 heróis. No final existe um objecto que tem que ser depositado na cidade de Solking.
    - Talvez se atacarmos a capital do inimigo possamos ganhar também. Fica a dúvida no ar.
    - Dá para passear no mapa mas o inimigo acaba por chegar à cidade Solking e conquistá-la.
    - Se só o Hero morreu, podemos continuar o jogo e recrutar mais heróis.
    - Podemos ganhar mesmo com o hero morto, mas é mais difícil.
    - ​Há um templo perto das montanhas. Nesse templo devemos sair para sul.
    - Matar os duendes no templo perto das montanhas tira a força!
    - Não há batalhas nos subterrâneos.
    - Quando a cidade Solking é conquistada pelo inimigo, o jogo termina!

    ResponderEliminar