sábado, 15 de maio de 2021

HS' Plotter (MIA)

HS’ Plotter é o único trabalho conhecido de Henrique Silva. Foi lançado em 1985, através de edição caseira própria, o que se torna evidente quando se observa a capa da cassete. Assim, esta encontra-se rubricada com cor encarnada, numa tentativa de evitar cópias piratas. É provável que tenha dado algum resultado, uma vez que este programa nunca foi encontrado nas vulgares cassetes piratas que se encontravam à venda nas muitas lojas do país que se dedicavam a essa atividade. 

O nome do programa também é bastante revelador do seu conteúdo. Se o “HS” se refere às iniciais do seu autor, “a inclusão de “Plotter” remete para programas de desenho. E é isso que acontece, pois estamos aqui perante um utilitário que permite dar asas à imaginação do utilizador, criando as suas obras no ecrã da televisão. Curiosamente, 1985 foi o ano em que saíram dois programas que revolucionaram o género, The Artist e The Art Studio. Mas ao contrário destes dois programas, HS’ Plotter é pouco funcional e bastante limitado, pois não utiliza um sistema de menus como os programas de referência, o que o tornaria mais user friendly, antes usando praticamente todas as teclas do computador, tornando-se uma verdadeira dor de cabeça para quem pretende desenhar de forma rápida e funcional.

Apesar das suas limitações, pela sua originalidade, e por ser um género que não foi abordado por quaisquer outros programadores portugueses, merece ser destacado no património histórico dos programas portugueses para o ZX Spectrum.

Poderão aqui descarregar HS' Plotter.

Sem comentários:

Enviar um comentário