quinta-feira, 27 de maio de 2021

Bolder Dash

 

Nome: Bolder Dash
Editora: NA
Autor: Oleg N. Cher
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1

Bolder Dash é um dos trabalhos a entrar na competição #ASM 2021. Esta destina-se a jogos até 16K de memória, pelo que não se espere que surjam jogos muito complexos. Mas a realidade é que aqueles que já foram apresentados, apesar de serem muito simples, são melhores que muitos jogos lançados para máquinas com mais memória. E Bolder Dash é o exemplo perfeito disso.

O jogo é um clone puro e duro de Boulder Dash, tendo apenas pequenas diferenças em relação a este último. Vamos abster-nos de explicar o seu conceito em profundidade, pois já o fizemos em inúmeras outras reviews de jogos semelhantes. Assim, o objectivo é apanhar todos os diamantes do ecrã, evitando os inimigos, que nos perseguem assim que têm caminho livre até nós, mas também evitar levar com os pedregulhos ou os próprios diamantes em cima. Isto acontece com muita frequência, pois basta um pequeno descuido e limparmos o terreno por baixo desses, que a força da gravidade entra em acção. Quando isso acontece, só nos resta uma alternativa: reiniciar o nível. Felizmente que temos vidas infinitas e podemos perder as vezes que forem necessárias.


Relativamente a outros jogos do género, podemos destacar algumas diferenças. Assim, existe a possibilidade de se empurrar várias pedras em simultâneo, desde que não existam diamantes a interromper o caminho. Também as podemos empurrar para cima, com as devidas cautelas. Esta é mesmo a única forma de passar alguns dos níveis.

Os inimigos são tremendamente eficazes, pois perseguem-nos assim que podem. Como não existe botão de disparo, a única forma de os eliminar é fazer cair-lhes um pedregulho em cima. Quando isso acontece, dá-se uma pequena explosão e surgem mais diamantes para se recolher. A explosão provoca também a destruição das paredes sólidas adjacentes e essa é a forma de chegar até algumas zonas, isto é, tem que se calcular o timing exacto da queda do pedregulho sob o inimigo, para que a explosão destrua os obstáculos que impedem o acesso. O mais certo é muitas vezes eliminarmos os inimigos no local errado, ficando encurralados e tendo que se repetir o nível.

Assim, para 16K, Bolder Dash é surpreendente. E dificil, pois se escapar aos inimigos já é bastante complicado, fazer com que esses sejam eliminados em pontos muito específicos, mais complicado se torna. De qualquer forma, é um jogo muito estimulante e quem gosta do género, de certeza que irá ficar agradado.

Sem comentários:

Enviar um comentário