sábado, 4 de fevereiro de 2023

City Connection 128K


Nome: City Connection 128K
Editora: NA
Autor: Manuel Lemos, Ricardo Pinho, Paulo Gordinho
Ano de lançamento: 1988
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

E a longa espera terminou!!!!! Depois de 35 anos, finalmente a comunidade tem acesso à versão 128K de City Connection. Lembramos que o snapshot da versão 48K há muito que estava preservado (ainda falta encontrar o .tzx - se alguém tiver a versão original, por favor permita-nos fazer a sua recuperação digital), mas a tão procurada versão maior andava perdida. Para quem não sabe do que falamos, vejam aqui o vídeo. 

Na altura em que divulgámos o vídeo do Ricardo Pinho, depois brilhantemente editado e melhorado pela Sigma3 (obrigado Ricardo Silva), dizíamos que era necessário um milagre para se chegar até à versão 128K. Pois ele aconteceu, não sem que pelo meio tivesse havido muitos percalços, alguns já antes por nós referidos em Planeta Sinclair. E o milagre aconteceu porque o Manuel Lemos, no já distante ano de 1988, criou uma demo da versão 128K, tendo-a enviado para alguns jornais e magazines (foi assim que apareceu a célebre gravação de City Connection no Ponto por Ponto, da RTP). Uma dessas cassetes chegou ao JN e o João Cruz, responsável pela secção de videojogos (Micromania), guardou a cassete de forma impecável (mantenham-se atentos, pois ainda vamos ter muitas novidades do João Cruz e do seu irmão, o Francisco). Isso permitiu que nos juntássemos no Museu LOAD ZX em Cantanhede no dia 29 de Janeiro, acompanhados dos criadores do jogo, e procedêssemos à sua preservação.

Já repararam certamente que nos referimos à recuperação da versão demo. Pois, esta versão tem algumas diferenças relativas ao original. Não só a palavra DEMO encontra-se inscrita no ecrã durante o decorrer do jogo, como só temos uma vida. Mas o mais importante está lá. Os 12 níveis (a versão 48K tem apenas 8), as muitas animações e voz sintetizada, etc., etc.. Entrou então em acção o Emanuel Santos (já partilhámos alguns dos seus trabalhos, como este aqui), que de forma rápida recriou a versão original, desfazendo as armadilhas que o Manuel Lemos tinha colocado no código da versão entregue às revistas. Afinal de contas são todos amigos de longa data, quem melhor para crackar o jogo do que o Emanuel?

As diferenças desta versão 128K para a versão 48K são enormes. E começam assim que carregamos o jogo, com uma intro de sensivelmente cinco minutos, à la Benny Hill, onde um personagem que se encontra desterrado num ilhéu, vê uma mulher e tenta alcançá-la por todos os meios (esta cena foi imortalizada no episódio do Ponto por Ponto). Escusado será dizer que não o vai conseguir, apesar de sofrer quase tantos percalços como aqueles que sofremos para recuperar a cassete. Só por este trecho e pela sua música, valeria a pena recuperar a versão 128K.

E se bem se lembram, a versão 48K tinha um menu inicial onde teríamos dois grupos de quatro locais (níveis) para escolher. A memória não permitia correr os oito locais em simultâneo. Pois com a versão 128K, não só podemos correr estes oito níveis sem ter qualquer limitação (Londres, Holanda, Índia, China, Paris, Japão, Egipto e Sidney), como ainda se lhe juntam mais quatro níveis (NYC, EUA, Ilha de Páscoa, Alemanha). Estes quatro níveis são exclusivos desta versão 128K, e, não obstante todas os outros acrescentos, é aquele que teríamos mais pena se se tivesse perdido para sempre.

Mas esta versão tem muito mais. As animações e vocalizações estrondosas são de encher o olho e o ouvido. Desde a moça que aparece sempre que terminamos um nível, até ao momento em que abalroamos um outro veículo e somos lançados pelos ares, para sermos apanhados por um avião e cairmos depois de pára-quedas, no meio de muitos corações. Bem, nem sempre são corações, pois muito de vez em quando caem miniaturas da nossa viatura. Para que servirão? Repararam que conseguem movimentar o pára-quedas? Experimentem apanhá-las... Estes são apenas alguns dos easter eggs que surgiram da mente destes três programadores Portugueses há 35 anos e que contribuem para tornar City Connection, se não o melhor, um dos melhores jogos de sempre desenvolvidos no nosso país.

Mas já falámos tanto daquilo que de novo se encontra nesta versão 128K, e ainda não falámos do jogo em si. Assim, City Connection foi convertido a partir do jogo de arcada com o mesmo nome, sendo por muitos considerado como a melhor conversão, e até melhor que a versão das máquinas (é também a nossa opinião). Assumimos então o controlo de uma viatura, sendo o objectivo percorrer todas as estradas de cada cenário, preenchendo-as. Apenas depois de todos os caminhos estarem preenchidos, poderemos passar ao nível seguinte. Os caminhos encontram-se ao longo de quatro níveis (plataformas), pelo meio aparecendo muitos obstáculos, sob a forma de carros, peões, um gato que aparece nos locais mais indesejados e que não pode ser eliminado com os nossos disparos, e o obstáculo mais temível, os picos que surgem ao final de algum tempo nas plataformas. Quando eles aparecem, só há uma coisa a fazer: passar o mais rapidamente possível para outra plataforma.

Pelo meio surgem algumas ajudas. Assim, as latas de óleo que apanhamos servem para atingir os outros carros. Existem em número finito, mas os programadores foram generosos e podemos apanhar muitas pelo caminho. Quando atingimos as outras viaturas, podemos então abalroá-las, estas dão saborosos pontos (importante para se ganhar vidas extra), e desaparecem rapidamente. Além disso temos os balões, sempre que apanhamos um conjunto de três, é activado o modo "warp" e passamos imediatamente alguns níveis, ganhando mais alguns pontos.

Os gráficos são fabulosos, bastante coloridos, enchendo o ecrã, com os motivos afectos a cada cidade ou país perfeitamente identificáveis. A velocidade e fluidez da acção são boas, com um scroll muito bem conseguido (certamente à custa de uma pequena redução do ecrã de jogo), e o único senão é alguma sensibilidade do controlo do carro levando a que por vezes, inadvertidamente, não consigamos desviarmo-nos dos obstáculos, em especial dos gatos. Mas isso consegue-se melhorar com a experiência.

City Connection (versão 48K) já era cativante. Esta versão ainda o é mais. É daqueles jogos que percorremos os 12 níveis, para depois os voltarmos a percorrer, sempre na ânsia de tentar bater o nosso recorde. Se ao início nos parecia um jogo difícil, neste momento, e depois de o testarmos vezes sem conta (até para verificar se estava tudo bem com esta versão), e alguma sorte, já conseguimos chegar ao fim apenas com as três vidas iniciais.

Mas não esperem mais, venham aqui descarregar este jogaço. Juntamos-lhe a versão "Demo" (convidamo-vos a chegarem ao fim apenas com uma vida), mas também a versão tal e qual como foi feita originalmente. Divirtam-se e deixem os vossos comentários aqui no blogue, pois os programadores certamente os irão ler...

Nota adicional: o programa só corre a 100% no Toastrack e +2. No +2 A e +3, algumas das funcionalidades não funcionam (menu inicial e intro).

17 comentários:

  1. Valeu muito a pena recuperar este jogo! Muito bom, impressionante a qualidade para um jogo produzido em Portugal nos anos 80.
    E a música... tipicamente anos 80, a fazer lembrar alguns pedaços da sonoridade do Miami Vice.
    No início o jogo parece bastante difícil, mas depois vamos entendendo a mecânica e depois torna-se mais acessível. Os gatos e os picos aparecem sem aviso, mas pelo menos os gatos depois são mais fáceis de evitar.
    E o miar dos gatos está muito bom! Tal como a vocalização da rapariga que aparece na mudança de nível.
    Parabéns, grande jogo que ainda hoje dá gosto jogar!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/2/23 17:29

    Excelente jogo! Quem diria? Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso este vosso trabalho.
    Acredito que em breve possam criar a compatibilidade 100 por cento em todos os sistemas uma vez que , normalmente, incompatibilidade deve se aos alojamentos em ram do programa.
    Penso que vão superar isso.
    Saudades das rubricas ponto por ponto 😭
    Melhor que desenterrar um tesouro no Egito ,são mesmo trazer ao mundo novamente este software nacional.
    O meu muito obrigado pelo vosso esforço 👍🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para recordar (outra vez) https://www.youtube.com/watch?v=v9h-DjUB_qk

      Eliminar
  4. Um privilegiado!!! É como me sinto... Em primeiro lugar e como já aqui partilhei joguei este jogo intensamente na altura nas arcades e sonhava com a sua conversão para o ZX Spectrum. em segundo lugar porque como muitos outros naquela altura assisti à sua divulgação/lançamento no Ponto por Ponto e ter ficado a acreditar que milagres existem e ainda por cima portugueses. Em terceiro lugar porque depois de tantos anos voltar ao ZXSpectrum e descobrir que ainda andavam a procura de outro milagre (o de recuperar a versão 128K) só me restava o último milagre... O de retirar o meu irmão João Cruz do sofá e esperar que num baú dos dele estivesse, pra mim a melhor conversão das máquinas feita para o NOSSO ZX... e aconteceu... Milagre!!! Ainda por cima na presença dos criadores... foi SIMPLESMENTE BRUTAL!!! Experiência única vivida e sentida in loco... MUITO OBRIGADO!!! Sou um... PRIVILEGIADO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos a oportunidade que vocês nos deram :)

      Eliminar
    2. O título de fã nº1 do City Connection 128K só pode ser entregue ao Francisco Cruz! Totalmente merecido! :)

      Eliminar
  5. Excelente trabalho! Parabéns à toda a equipe da Planeta Sinclair! Vocês são show!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Elson!! Estamos cá para isso :)

      Eliminar
  6. Posibilidad de ser editado en físico por teknamic? Estaría genial 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Javi, eu ia adorar, ficaria linda! Mas não depende de mim! :)

      Eliminar
  7. Anónimo6/2/23 21:59

    Dou os meus parabéns a toda esta equipa. Já fiz o download e agora vou deliciar-me e viajar até aos anos 80. Vocês são top !
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh, muito obrigado. Este foi realmente fantástico. Andámos muito tempo atrás dele... :)

      Eliminar
  8. Lovely game. I like the backgrounds very much and the funny main menu too! Congrats for recovering the lost game!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks. Perhaps the best preservetaion we have ever done here at Planeta Sinclair :)

      Eliminar