domingo, 26 de abril de 2020

Granher


Nome: Granher
Editora: NA
Autor: Mariano Chiaverano
Ano de lançamento: 2020
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Saiu hoje novo jogo na competição Basic 2020, oriundo de um novo programador que aproveitou o confinamento para fazer umas brincadeiras em Basic puro. E embora a ideia seja sem dúvida original, parece-nos que a implementação terá algumas falhas. Ou isso, ou não entendemos nada do jogo, pois parece que os comandos não funcionam devidamente. E também parece ter uns bugs pelo meio.

Em Granher assumimos o papel de uma fazendeira, Her, que acumulou as dívidas do proprietário anterior, tendo agora que respeitar os compromissos assumidos, para isso reembolsando ao final do décimo dia 500 moedas de ouro. Tem então que trabalhar para ganhar o dinheiro, pois não atingindo esse objectivo, perde-se o jogo.

A fazenda tem três facilidades, um galinheiro, que fornece alimento, um bosque, que fornece madeira, e o celeiro, onde depositamos a comida. Temos também uma bolsa em nosso poder, que temos que encher com ambos os recursos (comida e madeira), aos 10 de cada vez (carrega-se numa tecla quando estamos à porta das facilidades, e aqui surge um dos problemas).


Depois de termos os recursos em nosso poder, vamos depositá-los no celeiro, podendo depois ser convertidos em ouro. No entanto, de vez em quando aparece um ladrão, e temos que nos posicionar por cima dele, por forma a expulsá-lo, doutra forma vamos perdendo o ouro amealhado. Existe ainda a possibilidade de contratar empregados, aumentando as reservas sempre que depositamos os recursos no celeiro. Mas para o podermos contratar teremos que ter amealhado pelo menos 50 de alimento e 20 de madeira. Por fim, por cada dia que passe, consumimos 5 de alimento, pelo que a gestão de recursos é fundamental para se conseguir levar a missão a bom termo.

Na teoria a ideia parecia ser engraçada, mas na prática não funciona, ou pelo menos no nosso emulador não funcionou. Tudo começa com o elevado número de teclas necessárias. Além das direccionais, existe uma tecla para carregar a madeira, outra para carregar a comida, uma para descarregar a bolsa, outra para contratar os empregados, e ainda mais duas para trocar madeira e alimento por ouro. 10 teclas, no total! E o principal problema: a resposta aos comandos é nula, pelo menos quando tentamos carregar a bolsa com alimento. Dá ideia que existe algo que não ficou devidamente configurado.

Por outro lado, de vez em quando a nossa fazendeira multiplica-se, e isso sem que se vislumbre algum garanhão à vista. Poderá ser bug, ou poderá ser algo que nos escape. De qualquer forma, não conseguimos jogar Granher, dai a nota fraca, mesmo correndo o risco de nos estar a escapar alguma coisa. Limitámo-nos a passear de um lado para o outro a tentar apanhar o ladrão e à espera que o tempo passasse, o que não é lá muito motivador...

8 comentários:

  1. Creo que el problema es poner en posición a Her a la izquierda o derecha de las puertas. H para cuando estas en el gallinero y M cuando estas en la madera. Justo en la imagen, Her esta posicionada en la puerta del gallinero donde si se aprieta H llenará la bolsa. Gracias por la reseña!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Mariano. Então deve haver alguma incompatibilidade com o emulador, pois a tecla não faz qualquer efeito. Irei experimentar na máquina real.

      Eliminar
  2. Lo he probado en algunos emuladores y si bien es cierto que por ahi el juego demora en responder (hay lentitud en el bucle) si responde, algunos ya se lo han terminado :)... Un gusto hablar con vos! y repito, muchas gracias por la reseña!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mariano, nos próximos dias há vou ver o que se passa, poderá ser problema do meu emulador, realmente.

      Eliminar
  3. Consegui jogar e terminar o jogo sem problemas no Spectaculator 5.30 emulando 48k. Eu acho que o conceito é bom e, em geral, o jogo, embora não seja perfeito, se é divertido.

    He podido jugar y terminar el juego sin problema en Spectaculator 5.30 emulando 48k. Creo que el concepto es bueno y en general el juego, aunque no es perfecto, si que resulta entretenido.

    @Manu128k

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manu, poderá ser problema daqui vou voltar a experimentar

      Eliminar
  4. Esqueci ... meus agradecimentos a Mariano por programar e liberar o jogo

    Se me olvidaba ... mi agradecimiento a Mariano por programar y liberar el juego

    ResponderEliminar
  5. Gracias a todos ustedes, un abrazo grande desde Argentina!

    ResponderEliminar