segunda-feira, 18 de outubro de 2021

1st Class Magazine: August 1986 (TS 2068 MIA)


Nos próximos tempos iremos continuar a regularmente disponibilizar programas que apareceram para o TS 2068, ZX81 e ZX Spectrum, vindos de um enorme lote cedido pelo João Encarnado ao Museu LOAD ZX Spectrum. Entretanto, quando lá estivemos recentemente, trouxemos as cassetes, e temos vindo a recuperar imensos MIA's. Só para terem uma noção, apenas neste lote são mais de 150, alguns (poucos) que já partilhámos!!!!

O que hoje disponibilizamos é específico do TS 2068. Quer isso dizer que para o lerem, ou têm a máquina real, ou têm um emulador que tenha este suporte (Fuse, por exemplo). Se não o têm, aconselhamos a irem buscá-lo, pois vamos partilhar algumas coisas bastante engraçadas e muito pouco conhecidas. 


1st Class Magazine é um magazine informático lançado em cassete pela Byte Power, e que durou quase três anos e meio. O primeiro número saiu em Agosto de 1986, e é este precisamente o que temos. Inclui mais de uma dezena de jogos e aplicações, alguns deles até com certo interesse, não obstante em 1986 já haver jogos com bastante complexidade. É o caso de Grand Prix, por exemplo (ecrã acima), ou Knight's Tour, um interessante quebra-cabeças que nos vai colocar a pensar durante bastante tempo. Isso se não forem batoteiros, claro...


O lado B não é não interessante quanto o lado A, mesmo assim, incluí um shoot'em'up, curiosamente, ou não, chamado de Shooter. 

Para quem gosta de música, inclui ainda um programa com várias melodias, seleccionadas através de um engraçado menu.

Poderão vir aqui descarregar esta preciosidade.

2 comentários:

  1. Parece muito bom.
    O site do João encarnado é dos mais antigos que me recordo do zx spectrum, contudo nunca foi atualizado para uma plataforma mais recente e penso que só agora ele disponibilidade ilibou software .tanto quanto me lembro o site só tinha fotos e informação.
    Deixo desde já o meu agradecimento pela partilha destes softwares que não conhecia nem nunca vi na época á excepção da cassete de demonstração do tc 2048 que vinha com o mesmo

    ResponderEliminar