sábado, 16 de outubro de 2021

Três programas de matemática (MIA)

 

Hoje não disponibilizamos um, nem sequer dois, mas sim três programas. Estavam todos numa cassete na Universidade de Coimbra e que o Professor Jaime Carvalho e Silva gentilmente nos emprestou (via Museu LOAD ZX Spectrum). Curiosamente, ou talvez não, a cassete tinha ainda um quarto programa, o jogo Corrida de Caracóis, que durante tanto tempo procurámos. E dizemos que não terá sido coincidência, pois este jogo tinha sido objecto de análise na página da Nonius, que além de excelentes artigos sobre a temática da matemática, falava também do software existente nessa área, incluindo aquele que era desenvolvido em Portugal para o ZX Spectrum. 

Foi também desta forma que tomámos conhecimento com o Professor Aurélio Fernandes, e os programas que criou, alguns já disponibilizados em Planeta Sinclair (foram lançados através da LOG), mas outros ainda se encontram por preservar (novidades em breve).

O primeiro dos programas na  cassete recuperada é Astor Tabuada. Criado por João S. Costa, este programa veio depois a dar origem a Tabuada Infantil, lançado pela Astor Software e já disponibilizado em Planeta Sinclair (ver aqui). No entanto esta é a versão master, sem o ecrã de carregamento e a protecção da editora do Índio. Talvez possa haver mais alguma alteração ao nível dos conteúdos, embora nos pareça tudo igual. Poderão aqui descarregar Astor Tabuada.


O segundo programa, Matemática Infantil, é uma situação semelhante ao anterior, pois deu mais tarde origem ao programa com o mesmo nome, lançado pela Astor Software. Mais uma vez, com excepção do ecrã de carregamento e esquema de protecção, não nos parece que tenham existido outras alterações. Podem aqui vir descarregar a versão master de Matemática Infantil.

Finalmente, o terceiro programa, Matemática (Ciclo Preparatório), era desconhecido. Tendo uma estrutura semelhante a Matemática Infantil, dando a entender que houve partilha de recursos entre Sérgio Ferreira e Pedro F., mais uma vez a matemática para os mais novos é o tema abordado. Não temos conhecimento que tenha sido lançado alguma vez pela Astor Software, o que não quer dizer que não tenha acontecido. Se algum dos nossos leitores tiver mais informação sobre este programa, pedimos que nos informem.

Poderão aqui descarregar Matemática (Ciclo Preparatório).

Sem comentários:

Enviar um comentário