segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Basic Frogger

Nome: Basic Frogger
Editora: NA
Autor: Manuel Martínez
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Frogger é como os chapéus: há muitos. E agora chega mais um, mas este em Basic, o que também não constitui uma novidade por ai além. Mas será que resulta? Na nossa opinião, não totalmente, mais por limitações da própria linguagem (mesmo sendo compilado), do que por inépcia do programador. É que a velocidade e o sistema de colisão de algo programado em Basic não é comparável aos trabalhos desenvolvidos em Código de Máquina, e em jogos de perícia como este, faz toda a diferença.

Em Basic Frogger, em vez de um sapo, temos que mover as letras que compõem a palavra BASIC, colocando-as no lugar respectivo, no canto superior do ecrã. E tal como no jogo que o inspira, existem duas áreas de jogo, a primeira delas correspondente à estrada, que temos que atravessar e na qual se colidirmos com a cassete ou com o teclado que a percorrem, perdemos uma vida. A segunda área corresponde ao rio, e temos que nos apoiarmos nas chaves (que vão emergindo e submergindo) e nos chips Z80, tal e qual como se fossem os troncos do jogo original. Se tocarmos na água, afogamo-nos.


Para complicar a coisa, existe um tempo limite para se conseguir fazer atravessar cada letra, representado por uma RAM que se vai enchendo de bytes à medida que o tempo passa. Quando a barra enche, perde-se a vida. Felizmente que o tempo é generoso, pelo menos no primeiro nível, já que à medida que vamos avançando, cada vez existe menos tempo disponível para colocar as letras no seu destino.

A ideia de transformar os obstáculos citadinos e náuticos em chips e ferramentas da informática está engraçada. No entanto, a resposta aos comandos é um pouco instável, levando a que na maior parte das vezes nos espalhemos contra os obstáculos. Além disso, o sistema de colisão é pouco generoso, sendo que o processo de colocar uma letra na casa respectiva, é talvez o mais complicado, originando uma boa dose de frustração.

De qualquer forma, a ideia é bastante original, e os aficcionados dos jogos do género têm aqui um desafio à altura e com uma curva crescente de dificuldade, pois o tempo para completar o nível, vai diminuindo. Até onde vão conseguir ir?

Sem comentários:

Enviar um comentário