segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Connect4


Nome: Connect4
Editora: Marco's Retrobits
Autor: Marco Varesio
Ano de lançamento: 2021
Género: Jogo de tabuleiro
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Se era segredo para alguém, agora deixou de ser: adoro quebra-cabeças e jogos de tabuleiro. Durante muitos anos participei em dezenas de torneios de tudo o que era jogo de tabuleiro (desde as dezenas de variantes de damas e xadrez, a pente e sabotage), a maioria online, através de páginas como o Brainking, mas pelo meio entrei mesmo em torneios reais (de Monopólio, por exemplo, diploma que ainda conservo com todo o orgulho). E claro, não podia faltar o 4 em Linha, curiosamente um dos jogos que me dava mais gozo e no qual era mais difícil de me vencerem, em especial quando a primeira jogada não era minha. E tinha secretamente a esperança que finalmente surgisse um jogo de 4 em Linha que tivesse um grau de dificuldade realmente desafiante. Infelizmente não foi o caso...


Não pensem que Connect4 não é interessante. Sem dúvida que quem não está habituado a jogar o 4 em Linha, tem aqui um boa forma de começar. Mas o oponente não humano é realmente muito tenrinho e ao final de alguns jogos, mesmo o jogador mais inexperiente, começa a vencer constantemente. É que o computador comete erros de principiante.

Por outro lado, as várias opções existentes, desde a possibilidade de se escolher quem quer começar a jogar, poder ver-se o computador jogar entre si, e um resumo com as principais estatísticas, tornam todo este conjunto mais atractivo. Assim, a única lacuna é mesmo a inclusão de vários graus de dificuldade, à boa maneira do que acontece com os jogos de damas e xadrez, o que permitia agradar a Gregos e Troianos. Tal como está, fica um pouco coxo. Quem sabe Marco faça daqui a algum tempo uma segunda versão, contemplando um nível mais elevado de IA.

Sem comentários:

Enviar um comentário