domingo, 31 de outubro de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 039

A 15 de Abril de 1990 foi publicada mais uma edição de "Os Jogos no Computador", a secção do jornal Correio da Manhã, dedicada aos videojogos, assinada por Paulo Ferreira. E esta edição, em particular, está repleta de curiosidades!

O destaque da semana foi para o universo dos super-heróis da Marvel, com a análise ao jogo de luta "The Amazing Spider-Man and Captain America in Dr. Doom's Revenge!" - nome longo, ufa! Desenvolvido pela Paragon Software e distribuido (em Espanha) pela Proein, encheu páginas coloridas de publicidade da MicroHobby. Ainda hoje despertam a nostalgia a quem conheceu este título através desta revista - uma pena que não fosse além de um jogo de luta. 

É nesta análise que encontramos o primeiro detalhe curioso - o Paulo testou uma versão pirata com um esquema de proteção baseado em perguntas, cujas respostas só se encontrariam no manual do jogo. Por alguma razão, esse documento não foi fornecido pelos piratas, o que obrigou o Paulo a tentar responder acertadamente até conseguir entrar no jogo, tal como o próprio admitiu. É algo que descreve bem uma realidade bem peculiar daquela época.

Vamos à segunda curiosidade! Lembram-se da vez que o Paulo arrasou o jogo "Moonwalker" em que o protagonista era o Michael Jackson? Pois bem, segundo podemos ler na secção de leitores, ele recebeu a carta de uma leitora, fã(nática) do músico, repleta de impropérios dirigidos ao autor da crítica, que mereceram uma resposta bem ao estilo curto e grosso do Paulo. O que terá incendiado (ainda mais) a ira do clube de fãs portugueses de MJ! Novela que terá mais episódios...

Finalmente a terceira e mais relevante curiosidade! Um M.I.A. português de MSX! O desafio lançado pelo Paulo uns meses antes para incentivar a produção de software nacional levou a que vários jogos e programas fossem enviados para a redação do jornal. Mas nem todos eram para o ZX Spectrum, o que foi o caso do "MSX Drawer 1", um programa de desenho para o MSX criado pelo Sérgio Sousa através do selo "Wood Soft".

Segundo o Paulo, apesar da simplicidade aparente deste programa, seria possível produzir resultados bastante satisfatórios segundo os desenhos de exemplo que acompanhavam o programa. Embora o foco do Planeta Sinclair seja o ZX Spectrum, se algum leitor conhece ou tem este programa para preservar, que nos procure que encaminharemos às pessoas certas!

E finalmente, como sempre, a secção teve fartura de pokes, dicas e um mapa da aventura de "Snoopy" - um jogo aparentemente favorito entre os leitores do CM. A digitalização desta secção pode ser obtida neste link, graças ao trabalho de preservação de Mário Moreira.

5 comentários:

  1. o link remete ao nº34 e não ao nº39 :(

    ResponderEliminar
  2. Boas, seria possivel no ficheiro que partilham incluir a data da publicacao, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Unscarred, os ficheiros já vieram assim do nosso contribuidor, mas temos a relação de datas num ficheiro de texto, neste link:

      https://loadzx.com/wp-content/uploads/simple-file-list/LITERATURA/JORNAIS/CM-(Os-Jogos-no-Computador)/datas.txt

      Eliminar
    2. espetaculo, muito obrigado

      Eliminar