sábado, 28 de maio de 2022

Arkanoid III (MIA)


E hoje temos uma bomba prometida... 

Arkanoid III foi alvo de uma review por parte d'A Capital (aqui), mas ao contrário do que aconteceu noutras alturas, não foi pelo jornal que tomei conhecimento do jogo, mas sim por um dos autores, Nuno Cardoso (responsável também pelo envio do suplemento).

Tudo começou quando o Nuno Cardoso veio ter comigo para lhe entregar o livro Os Programadores Portugueses. Estivemos um pouco à conversa e fiquei então a saber que o Nuno, além de ter suplementos d'A Capital que ainda estavam em falta, e que de resto já começámos a partilhar com a comunidade, tinha também feito um MOD de Arkanoid, algo semelhante ao que o Paulo Sousa e o Luis Esteves tinham feito em (The Last) Arkanoid. Mas note-se, estamos perante um verdadeiro MOD, não algo construído com recurso ao editor do jogo que tinha aparecido dois anos antes.

De facto, o Nuno Cardoso fez o reverse engineering do sistema de blocos e, com essa informação, o João Fernandes criou um editor simples para poder construir os novos níveis. São 33 no total, 32 com os habituais blocos, inimigos e bónus que vão deslizando pelo ecrã, e o último onde temos que derrotar o Big Boss, à semelhança do que acontece no jogo original.

Se fizerem uma boa pontuação, terão oportunidade de colocar o nome na lista dos high scores, juntando-se ao autores do MOD, mas também a algumas beldades bem conhecidas dos anos 80, por sinal uma delas bem portuguesa e que até é praticamente minha vizinha...

Os novos níveis parecem um pouco mais fáceis do que o original (ou isso, ou os meus reflexos melhoraram com a idade), mas estão bem conseguidos. Destaque ainda para toda a animação que os programadores criaram enquanto o jogo vai carregando, algo que até foi referido na review d'A Capital.

Para termos este lançamento completo, falta apenas a capa feita à mão e que o Nuno anda à procura. Veremos se a consegue encontrar...

Poderão então vir aqui descarregar mais esta bomba. Será que conseguem chegar ao fim e ver a mensagem que o Nuno e o João deixaram ao vencedor?

8 comentários:

  1. Recordo-me de ter brincado um pouco com os níveis do Arkanoid original, mas não fiz nenhum "level editor". Na realidade é fácil criar níveis, cada tijolo tem o seu atributo e posição numa tabela bem definida. Mas isso já foi há mais de trinta anos... ;-)

    ResponderEliminar
  2. Ah, e recordo-me agora, foi precisamente neste "debug" do Arkanoid que aproveitei a rotina de som dele para criar a tal música do Jean-Michel Jarre, que falei noutro post!

    ResponderEliminar
  3. A propósito do "(The Last) Arkanoid" que incorporava o modo dual e que permitia que o jogo corresse no TC2048:

    Sabem se houveram outro jogos que continham esse menu ou que foram alterados de maneira a funcionar correctamente no TC2048 (modificações nacionais ou estrangeiras) ?

    É um assunto que nunca vi muito bem esclarecido, e não sei até que ponto é que a compatibilidade do TC2048 com os jogos do Spectrum será (seria?) de 99%.

    Digo isto porque tomei conhecimento num fórum polaco ligado aos Timex que era frequente aparecer numas revistas lá deles listagens ou instruções em como modificar certos jogos para correr nesses computadores, que eram muito populares na Polónia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não sei, mas até poderei perguntar ao Paulo Sousa, o criador do The Last Arkanoid.

      A única coisa que tenho conhecimento a nível de adaptações nos programas eram as feitas pela Timex para aproveitar o modo gráfico expandido do 2068.

      Eliminar
    2. Paulo Sousa30/5/22 13:46

      Se a memória não me falha, para além do "The Last Arkanoid", houve outros jogos (poucos) que foram "compatibilizados" com o TC2048.

      A razão pela qual determinados jogos não carregavam no TC2048 deve-se essencialmente diferenças num pequeno set de instruções na ROM e também na ULA melhorada deste, que impediam compatibilidade a 100% com o ZX Spectrum.

      Fui eu que fiz o "dual loader" do TLA para a JONU, uma loja de Lisboa que existia na Av. Grão Vasco, zona de Benfica, num TC2048 comprado lá. =)

      Eliminar
    3. Sim, é o que é referido e que eu me lembrava.
      Absolutamente fantástico a criação do dual loader :)

      Nas pesquisas que tenho efectuado por alguns "threads" , quando faço a tradução do polaco por vezes fico com a impressão que ainda existiram uns quantos jogos que apresentavam esse problema de compatibilidade mas nunca encontrei uma lista.

      Há já alguns anos atrás troquei impressões com um membro do fórum polaco que também anda pelo WOS e ele disse-me que tinha um arquivo de cerca de 60Mbytes em imagens de jogos modificados para correr no TC2048 mas infelizmente nunca chegou a partilhá-los pelo que fiquei sempre com essas dúvidas.

      Eliminar
    4. Paulo Sousa30/5/22 22:31

      Obrigado. =)

      Em Portugal, só conheço o TLA. Mas tenho quase a certeza que o programador que colaborou comigo no "fix" para os Timex (Pedro J. Fernandes), compatibilizou uns poucos de outros jogos que também não "entravam" nos TC2048/TC2068. Não sei precisar quais.

      O Pedro Fernandes, entre outras "proezas", foi o primeiro Português a quebrar a protecção anti-copiadores que a Elite criou para o "Commando".

      Eliminar