segunda-feira, 31 de outubro de 2022
Examiner (MIA)
Jogos para o Seu Microcomputador #23
Continuamos hoje a disponibilizar os suplementos do jornal Expresso que o Carlos Rosallis gentilmente nos cedeu. Este suplemento tem 16 páginas recheadas de type-ins.
Poderão aqui descarregá-lo.
domingo, 30 de outubro de 2022
More Softrom (MIA)
More Softrom inclui vários pequenos programas para se testar as ROM do ZX Spectrum. Parece-nos que esta colectânea ainda não estava preservada, pelo menos alguns dos subprogramas, pelo que aqui a deixamos, cortesia de Steven Brown.
Poderão aqui descarregar o programa.
Dois Anos de Museu
Além da sessão com o Libânio Guerreiro, que foi partilhada na passada Quinta-feira, também houve uma conversa entre o João Diogo Ramos e o André Luna Leão a recordar os principais marcos do museu neste último ano.
Uma conversa informal e sem um grande guião definido, que serviu não só para recordar esses momentos, como também para discutir as perspetivas para o futuro. Tal como para a outra sessão, o vídeo será partilhado no canal de Youtube do museu.CM: Os Jogos no Computador - 089
Ramiro el Vampiro III
Ramiro, el Vampiro: en el Bosque del Suspiro foi lançado em 2013 por essa instituição chamada The Mojon Twins. Típico jogo de plataformas desenvolvido com a ferramenta La Churrera, está em linha com tudo o que aquela equipa foi fazendo ao longo dos anos. Agora deram novo colorido a este jogo, em vésperas de Halloween, dando-lhe o nome de Ramiro el Vampiro III.
Assim, e da abordagem inicial que vimos, foram feitas modificações ao nível da incorporação de textos, gráficos mais trabalhados, música bastante orelhuda, e pequenas modificações ao nível da mecânica de jogo. Mas o ambiente soturno, a história mirabolante, que mete cogumelos alucinogénios com tetas, entre outras coisas, continua lá.
Se não conhecem a versão original, podem agora vir aqui descarregar a nova. Seguramente que é melhor que qualquer disco de Rick Astley...
Mabus Mania Deluxe Edition
A versão original de Mabus Mania foi lançada há cerca de ano e meio (ver aqui). Era um agradável e despretensioso jogo de plataforma, tendo tendo uma boa classificação da parte de Planeta Sinclair. Agora Hicks, o seu programador, resolveu fazer uma versão melhorada, no entanto mantendo o ambiente geral (como diz o ditado, aquilo que está bem, não se mexe).
Assim, podem contar com melhorias ao nível dos gráficos, novas músicas, novas fases de bónus e pequenas modificações não estruturais ao nível da mecânica, ao longo dos 36 níveis do jogo. A jogabilidade é agora melhor, tornando todo o pacote mais atractivo.
Ainda não tivemos oportunidade de o experimentar aprofundadamente, mas poderão vir aqui descarregar o jogo e dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem a merece. Além disso, o nosso amigo Javi Ortiz apresentou o jogo em primeira mão, podendo aqui ser visto o episódio, com comentários do próprio autor do jogo.
JND: Micromania - 019
sábado, 29 de outubro de 2022
Tasword Deux (MIA)
Os Franceses, tal como cá, também traduziram o processador de texto Tasword Two. Provavelmente terá sido uma versão oficial (a nossa provavelmente também terá sido, pelo menos a versão da Infornova), no entanto, ainda não se encontrava devidamente preservada.
Poderão aqui descarregar Tasword Deux, cortesia de Steven Brown.
Resultados da competição BASIC Apascalado
E chegou o tão ansiado dia, pelo menos para os concorrentes da competição BASIC Apascalado, desenvolvida através da parceria entre a página Arca Lusitana, Planeta Sinclair, Teknamic e o Museu LOAD ZX Spectrum: apresentação dos resultados finais do concurso.
Em primeiro lugar temos que agradecer a todos os participantes da competição. Foram enviados nove trabalhos, divididos entre a categoria de Jogos (sete programas) e Outros (dois programas). Tivemos concorrentes de Portugal, Espanha e Itália, o que nos deixou muito felizes por ver este concurso passar as nossas fronteiras.
Mas sem mais delongas, vamos então aos vencedores de cada uma das categorias:
- Categoria A (Jogos): Dandy Cowboy, de Antonio Silva (15,3 pontos)
- Categoria B (Outros): GaussMem 2022, de Massimiliano Arca (17,5 pontos)
- Menção honrosa: The Towering Inferno, de David Magalhães (13,8 pontos)
- Vencedor da categoria A (Jogos): 2 Big Boxes da Teknamic, 3 cases da Teknamic, Wonderful Dizzy
- Vencedor da categoria B (Outros): ZX Uno
- Menção honrosa: Merchandising do Museu LOAD ZX Spectrum, 1 revista Espectro, set de fanzines Planeta Sinclair 1 a 6
- Restantes participantes: 1 revista Espectro, set de fanzines Planeta Sinclair 1 a 6
Gods Lab (MIA)
Gods Lab tem mais outra daquelas histórias muito curiosas e que começam a ser habituais em Planeta Sinclair. Demos com o seu autor, Jorge Branco, aquando de um artigo do jornal A Capital acerca de um programa que este enviou para o jornal, Psicoteste - Teste de Personalidade. Este artigo saiu na edição de 28 de Outubro de 1988, que iremos partilhar em breve.
Com os dados que apareceram no suplemento sobre o Jorge, conseguimos chegar até ele. Teve uma enorme surpresa, como é habitual sempre que contactamos os antigos programadores, que não esperam que alguém ainda se lembre dos seus jogos. Foi procurar as cassetes, mas infelizmente não encontrou Psicoteste (pelo menos na altura em que escrevemos este artigo). Entretanto foi seguindo Planeta Sinclair e fez-nos também uma surpresa, pois apareceu em Cantanhede, no evento do quadragésimo aniversário do ZX Spectrum. Estivemos um pouco à conversa e colocámo-nos à disposição para recuperar os seus programas, quando encontrasse as cassetes.
Entretanto o Jorge encontrou duas cassetes com programas em BASIC, pelo menos era o que dizia a lombada. Como ainda não tinha um gravador em condições, resolveu fazer-nos uma visita. E aqui começa a história de Gods Lab...
Uma das cassetes continha imensos programas em BASIC, nomeadamente type-ins, alguns que foram sendo alterados pelo Jorge (já recuperados, iremos também disponibilizar os relevantes). A segunda cassete continha Gods Lab, um jogo que o Jorge já mal se lembrava (até achava que não estava completo).
A gravação não estava famosa, pelo que não se conseguiu recuperar logo o jogo. Mas com tratamento spa, lá se conseguiu preservar o ficheiro. Curiosamente, depois do jogo estava um outro ficheiro pertencente a Gods Lab, possivelmente uma nova versão que estaria a ser trabalhada pelo Jorge.
Gods Lab, mesmo sendo escrito em BASIC, é bastante interessante. Começamos num enorme labirinto gerado aleatoriamente (parece-nos), e temos que entrar no túmulo do Drácula e derrotá-lo. Mas para isso necessitamos de encontrar as três chaves que permitem abrir o túmulo. E será também conveniente encontrar a arma, pois assim que temos as três chaves, os obstáculos multiplicam-se e se não tivermos a arma connosco, rapidamente ficaremos encravados em algum ponto.
A energia é outro ponto a ter em conta, pois decresce rapidamente, ainda mais quando o morcego nos apanha. Felizmente que temos pontos onde podemos recuperar a energia (blocos azuis que vão aparecendo).
Gods Lab é assim apresentado em toda a sua glória. É um trabalho bastante interessante. Caso tivesse sido compilado, permitiria aumentar a velocidade e melhorar ainda mais a jogabilidade. Quem sabe não tenhamos um voluntário que se prontifique a fazer isso (lembram-se de Joe Blob?).
Mas a prosa já vai longa. Não percam mais tempo, venham aqui descarregar Gods Lab!
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
Variante de Island of Chaos
Graças a Steven Brown, chegámos até a uma variante de Island of Chaos, uma aventura de texto desenvolvida por Tony Kingsmill em 1990. A versão lançada nesse ano pela editora The Guild já estava preservada, no entanto temos agora a versão lançada pela The Adventure Workshop. Que diferenças haverá entre ambas as versões, isso terá que ser Gareth Pitchford, o detective das aventuras de texto, a responder...
Poderão aqui descarregar esta variante.
A Capital: Pokes & Dicas - 14 de Outubro de 1988
Hoje temos mais um suplemento d'A Capital muito bem recheado, com seis páginas. Estávamos no auge do ZX Spectrum. O destaque vai para o jogo da Disney, Mickey Mouse, num trabalho muito bem conseguido da Gremlin Graphics, em especial ao nível gráfico e dos cenários.
Poderão aqui descarregar o suplemento.
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Jonathan: Trick or Treat
Estamos a chegar aquela altura na qual a frase que mais se ouve é o "gostosura ou travessura" ("trick or treat", no original). E também já sabemos que é uma altura muito propícia para surgirem novos jogos. Então a equipa do Team Moritz não nos quis desiludir e ofereceu-nos esta prenda: Jonathan - Trick or Treat. Ficámos muito satisfeitos por ver este novo trabalho, que sinceramente gostámos bastante, mas também por ver que a equipa voltou em força, pois este já é o seu segundo jogo em Outubro (no início do mês ofereceram-nos Mecki: Winter Hibernation).
Podem questionar quem é Jonathan. Bem, quem está familiarizado com o motor AGD, certamente já adivinhou. Este trabalho é uma homenagem a Jonathan Cauldwell, prolífico programador, que desde os anos 80 nos tem oferecido uma quantidade verdadeiramente impressionante de jogos, mas também diversos motores, como o AGD, MPAGD, SEUD ou PGD. Assim, nada melhor que agradecer-lhe, tornando-o personagem de um jogo desenvolvido num dos seus motores...
Este trabalho tem também algumas inovações ao nível técnico. Assim, utiliza um canal duplo "beeper music / sample" durante o jogo e é também o primeiro a usar o "Sprite Mgic AGD extension". Os resultados são muito satisfatórios, nomeadamente ao nível sonoro e gráfico, com sprites de dimensões avantajadas, muito bem conseguidos, como é habitual nesta equipa, mas agora com um refinamento ainda mais cuidado.
E que dizer do ecrã de carregamento, uma pequena maravilha da autoria de Lobo? Certamente irá concorrer ao GOTY 2022 na respectiva categoria...
Por falar em sprites, não resistimos a mostrar estes aqui de cima. Conseguem adivinhar quem são as personagens? Uma é óbvia, pois é Jonathan. A outra também não é difícil de descobrir. Qual é programador que fez trabalhos maravilhosos nos anos 80 e que ainda hoje se encontra bastante activo? Aquele cabelo não engana...
Quanto ao jogo, ainda não chegámos ao seu final, pois apesar de termos uma reserva bastante generosa de energia (medida em "tricks"), os inimigos são imensos e não é fácil conseguirmos escapar pelos pingos da chuva. Além disso, temos muitos doces para apanhar, pois não só faz parte da tradição do Halloween, mas também porque só assim vamos conseguir libertar Egghead, que se encontra aprisionado, como tivemos oportunidade de ver logo no primeiro ecrã.
A aventura não nos parece muito grande, mas é bom não esquecer que isto é apenas (mais) um brinde que a equipa Moritz nos quis oferecer para alegrar a época. E o desafio é suficientemente atractivo para nos fazer ir até ao fim e libertarmos o personagem mais conhecido dos jogos de Jonathan (é o que vamos fazer logo após publicarmos esta notícia).
Assim, se querem passar uma noite de Halloween mais animada, basta aqui virem descarregar o jogo. Mas cuidado, pois os fantasmas andam por ai e o mais certo é acontecer-vos isto...
RTTY e RTTY 2 (MIA)
Hoje disponibilizamos não um, nem dois, mas sim três lançamentos. Um deles já estava preservado na página da Spectrum Computing, no entanto catalogado erradamente. Assim, se descarregarem o programa RTTY nessa página (aqui), irão verificar que o ficheiro diz respeito a RTTY 2.
Agora, graças a Steven Brown, poderemos colocar em ordem estes lançamentos da Scarab Systems:
De referir que as versões na colectânea são ligeiramente diferentes dos lançamentos individuais.
À Conversa com Libânio Guerreiro
Uma das conversas proporcionadas aos visitantes contou com a participação de Libânio Guerreiro, criador de jogos como S.O.S, Hero e A Viagem de Vasco da Gama à Índia. Curiosamente foi a sua primeira vinda ao museu. Uma sessão moderada pelo André Luna Leão, onde o Libânio teve a oportunidade de recordar a sua experiência no desenvolvimento destes jogos, partilhando essas e outras histórias com os visitantes.
Para quem não teve oportunidade de vir ao evento, não se preocupe… Hoje o museu vai partilhar esta sessão com todos.
Às 21h de Portugal vai ser lançado o vídeo relativo a esta conversa. Vamos estar online a comentar, juntem-se a nós!
Orçamento Doméstico (MIA)
Este vem directamente do Museu LOAD ZX Spectrum. Ainda deixámos em stand-by algum tempo a ver se aparecia noutro lado, pois a cassete estava selada, mas como isso não aconteceu, lá tivemos que a abrir. Em boa hora o fizemos, pois apesar de selada, a humidade já a começava a atacar.
Temos então disponível mais uma preservação da Timex, desta feita para o TS 1000. Para carregar o programa, se não tiverem a máquina real, terão que utilizar algum emulador que tenha a opção do ZX81.
Poderão aqui descarregar o programa.
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Contabilidade Doméstica (MIA)
Do enorme lote que o João Encarnado cedeu ao Museu LOAD ZX Spectrum, conseguimos recuperar mais um pequeno programa nacional que permite orientar as contas doméstica. Programa muito simples e que agora qualquer pessoa consegue fazer em Excel, mas na altura só mesmo com papel e lápis. Daí a utilidade deste género de programas.
Poderão aqui descarregar Contabilidade Doméstica.
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Morse Tutor (MIA)
Nos próximos dias vamos partilhar vários lançamentos da Scarab Systems. A maior parte dos lançamentos desta editora ainda estavam por serem preservados ou mesmo descobertos, mas graças a Steven Brown, vamos conseguir completar o seu catálogo. Os rádio amadores vão adorar...
Poderão aqui descarregar o primeiro deles, Morse Tutor.
BD no ZX Spectrum
Já sabemos que o Zé Oliveira é um fã de BD, tanto que as suas páginas (ver aqui e aqui) são As Referências para todos aqueles que apreciam este género literário. O que não esperávamos é que o Zé transpusesse uma tira de BD para o ZX Spectrum. E a qualidade das ilustrações é fabulosa, nem parecendo que estamos perante um computador com tão pouca memória e capacidades gráficas. Mas vamos então à mensagem que o Zé nos deixou.
Actualmente, muitos fans do Tex Willer andam a ler as aventuras deste ranger no seu telemóvel. Sim, porque até a Banda desenhada acompanhou o progresso: do papel para o telemóvel.
Pois é, um telemóvel tem resolução suficiente para ler Banda Desenhada. Infelizmente, o ZX Spectrum não tem resolução suficiente... Em vez da imagem acima, temos que nos contentar com a imagem abaixo.
Quem quiser experimentar mesmo assim, pode clicar aqui.
Quem quiser visitar o blog do Tex pode clicar aqui.
De facto, o Zé é muito modesto. É que na nossa opinião, a tira ficou simplesmente espectacular, deixando-nos com água na boca para futuros trabalhos.
Deixamos ainda um repto ao Zé: que tal criar uma BD para colocar na edição 2022 da Woot!, que sai em Dezembro, e que já vai contar com um trabalho surpresa português?
Entretanto poderão aqui descarregar a tira em versão 48K.
segunda-feira, 24 de outubro de 2022
R-Type (demo C&VG) (MIA)
Na revista Computer + Video games número 85 vinha incluída uma cassete com demos para várias plataformas. O que nos interessa é obviamente aquilo que diz respeito ao ZX Spectrum e no lado A vinha precisamente um dos grandes clássicos: R-Type. Não é o jogo completo, apenas uma demo preparada exclusivamente para a revista, pelo que não nos parece que tenha grande importância disponibilizá-la (lembramos que o jogo completo lançado pela Electric Dreams ainda não pode ser distribuído gratuitamente).
A demo foi-nos enviado por um dos nossos contributores regulares (desta vez não iremos dizer o seu nome), podendo aqui ser descarregada.
Display Pics (MIA)
Mais um programa que recolhemos das cassetes de Fernando Salgado e que não encontramos em lado algum. Pensamos que o nome do programa seja Display Pics, embora não coloquemos de parte fazer parte de um pacote mais abrangente. De qualquer forma, desta editora, a Buchan Applied Electronics, ainda não estava nada preservado.
Poderão aqui descarregar o programa.
Jogos para o Seu Microcomputador #22
Continuamos hoje a disponibilizar os suplementos do jornal Expresso que o Carlos Rosallis gentilmente nos cedeu. Este suplemento já tem 16 páginas recheadas de type-ins, aquilo a que estávamos habituados e que aparecia nas edições mais recentes.
Poderão aqui descarregá-lo.
domingo, 23 de outubro de 2022
Pac-Hic Rehab
Em 1986, Daniel Isoba (ainda recentemente nos trouxe Waldo's Life), tinha desenvolvido um jogo inspirado em Pac-Man, mas com grandes diferenças relativamente a este último. A ideia era preencher todo o ecrã com corações, ao som do Final Countdown
Agora, 32 anos depois, pega no tema e lança Pac-Hic Rehab, um remake desse primeiro jogo. No entanto, as diferenças para o original são tantas, que é muito mais do que um mero remake, podendo-se dizer que estamos perante um novo jogo.
As melhorias são também evidentes a todos os níveis, desde o ecrã de carregamento, até à música, passando pela própria mecânica e jogabilidade. O objectivo agora é apenas um, fugir do local onde nos encontramos, sem que para isso sejamos apanhados pelos inimigos. E mais do que reflexos rápidos, existe alguma estratégia envolvida.
Assim, quem quiser descarregar este mini-jogo, basta aqui vir. É gratuito, mas uma pequena contribuição para o seu autor é inteiramente justa. Além disso, têm ainda acesso à versão original...
Variante de Castle Warlock
Castle Warlock já estava preservado, mas na versão lançada pela Adventure Probe Software em 1991. Agora Steven Brown encontrou a versão da The Adventure Workshop e esta, pelo menos em termos gráficos, tem bastante diferenças. De resto, apenas o famoso detective das aventuras de texto (Gareth Pitchford) poderá dizer que mais diferenças se encontram nesta versão.
Poderão aqui descarregar Castle Warlock.
CM: Os Jogos no Computador - 088
Visita ao Museu LOAD ZX Spectrum
Em fim-de-semana de aniversário do museu, nada melhor do que deixarmos aqui uma visita muito completa por amigos nossos, com uma surpresa muito, muito especial no fim., nomeadamente um "unboxing" espectacular. Sabemos do que se trata e recomendamos vivamente esta sessão, deixando a mensagem da equipa
Depois de mais de um ano de planeamento, os Amigos do Sofá visitaram o Museu LOAD ZX Spectrum em Cantanhede, Coimbra.
Uma oportunidade fantástica para reviver todo o legado dessa máquina única e tão especial para nós, o micro computador ZX Spectrum.
Com o empenho e resiliência do seu curador, João Diogo Ramos, o LOAD ZX Spectrum é o único no mundo dedicado não só ao lendário computador que foi uma referencia na computação pessoal, mas também a todo o legado do seu criador, Clive Sinclair.
Desde os relógios de pulso, calculadoras de bolso, as primeiras televisões portáteis, veículos elétricos e claro, variadíssimas versões e evoluções do ZX Spectrum, o Museu LOAD ZX Spectrum é um local mágico que mistura nostalgia com um universo de engenharia eletrotécnica e informática sem precedentes!
Não se esqueçam de seguir o canal do museu LOAD ZX Spectrum e deixar o vosso like e subscrição em https://www.youtube.com/c/LOADZXSpectrum
Spekku-Man
Está a decorrer e termina hoje o CAFePARTY 2022, um evento Russo onde são apresentados imensos trabalhos nas mais variadas áreas. O ZX Spectrum não podia faltar, tendo sido apresentados novos jogos e programas. Vamos assim destacar o jogos, pois são aqueles que mais cativam a comunidade.
Um dos jogos apresentados foi Spekku-Man e o título dá logo a entender aquilo que vamos encontrar: um clone de Pac-Man. Existem dezenas, senão centenas, uma boa parte deles desenvolvidos mais recentemente. Confessamos que gostaríamos de ver algo mais original até porque, com tantos clones existentes, joga-se uma vez e depois passa-se para outro. De qualquer forma, parece-nos que o jogo é tão bom como outro qualquer.
Poderão aqui vir descarregar o jogo.
JND: Micromania - 018
A edição está disponível neste link e, claro, agradecemos novamente ao Miguel Brandão pela gentileza!