terça-feira, 2 de março de 2021

The Adventure of Bean

 

Nome: The Adventure of Bean
Editora: NA
Autor: Marbyyy
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Numa altura em que saem dezenas de jogos para o Spectrum todos os meses, alguns com qualidade semelhante ou até superior aos dos anos 80, não é de admirar que desafios como The Adventure of Bean, que não trazem nada de novo, acabem por passar completamente despercebidos na comunidade.

Vamos ser sinceros, platformers criados com o Arcade Game Designer ou sucedâneos há às centenas, e a comunidade já começa a mostrar algum cansaço quando os jogos não têm algo que os distinga dos restantes. Quando ainda por cima vêm carregados de bugs, como é aqui o caso, um sistema de colisão no mínimo estranho, história inexistente, gráficos e música básicos, é natural que não nos sintamos muito satisfeitos no final da experiência. O pior de tudo são os bugs, como aquele que nos permite apanhar a mesma chave várias vezes, ou o outro que nos faz passar por partes do ecrã por onde não é suposto conseguirmos passar, ou até aquela situação em que perdermos de rompante todas as vidas, apenas porque o boneco morre no local errado e cai para a morte de forma interrupta sem que alguma coisa possamos fazer por isso. Jet Set Willy tinha esse problema, mas The Adventure of Bean está longe da qualidade dos jogos criados por Matthew Smith. De tudo um pouco, há neste jogo, e nem sempre pelas melhores razões.


Também vimos alguns projectos da Escola Primária de Bearsden graficamente mais atractivos que este The Adventure of Bean, já que ao nível da mecânica de jogo, as semelhanças são muitas. Apenas se percebe que tenha sido lançado, se o programador estiver agora a aprender a usar o AGD (ou o  Multi Platform Arcade Game Designer, neste caso), ou seja uma mera experiência. Se é este o caso, então talvez fizesse sentido ter dado a alguém para o testar primeiro, pois permitiria limar algumas arestas (ou os muito bugs existentes). De qualquer modo, esperemos que a aprendizagem sirva como experiência par no futuro criar jogos um pouco mais complexos e fluídos. Afinal de contas, ninguém nasce ensinado e só o facto de ter desenvolvido um jogo para o ZX Spectrum já é positivo.

Para quem gosta de jogos de plataformas sem terem que puxar muito pelos neurónios, The Adventure of Bean é capaz de constituir diversão para alguns momentos. No entanto, é bom não criarem grandes expectativas, poderão sair defraudadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário