quinta-feira, 25 de março de 2021

Foi libertado Thingummy


Passado 30 anos da morte anunciada do ZX Spectrum, este continua a trazer-nos grandes surpresas, e não é só no panorama português (preparem-se para mais "bombas" em breve). 

Desta vez foi libertado um jogo que nunca chegou a ser lançado, Thnigummy, tendo um conceito que se aproxima de Lemmings, mas tendo sido desenvolvido antes. E os seus autores resolveram agora disponibilizá-lo à comunidade, o que aplaudimos. 

Teremos que o ver com mais atenção assim que estejamos um pouco mais desafogados de tempo, mas entretanto poderão aqui descarregar o jogo.

2 comentários:

  1. Algumas dicas rápidas para quem vai jogar ao jogo, uma vez que não traz manual:

    BACKSTORY (parcialmente disponível no primeiro ecrã do jogo, com muito chouriço colocado por mim para encher): Um Droid que é a chave para a Vitória contra o Império, soltou-se da Nave que o iria entregar à Nave Mãe dos Rebeldes, caindo num Planeta cheio de perigos. De imediato a Nave Mãe foi avisada, tendo-se deslocado para o único ponto do Planeta onde pode aterrar em segurança. Em paralelo foi enviado ao Droid as coordenadas da Nave Mãe, junto com a ordem para se deslocar até lá. Sabendo dos perigos do Planeta e das limitações da Inteligência Artificial do Droid, a Nave Mãe enviou um Helicraft para acompanhar o Droid no seu percurso pelo Planeta com ordens para o salvar de todo e qualquer perigo.

    (a descrição abaixo aplica-se apenas ao 1º nível do jogo uma vez que não joguei os outros níveis)
    Neste jogo controlamos o Helicraft que se encontra na parte superior do ecrã, tendo que apanhar (tecla 'pick up') umas bolas com uma seta para cima que devem ser largadas (tecla 'drop') nas zonas de perigo (uma espécie de estalagmites), por forma a que o Droid passe por cima delas e não por cima dos perigos que elas tapam.
    Neste jogo temos teclas (que podemos redefinir) para movimentar o Helicraft para a Esquerda, Direita, para apanhar uma bola ('pick up'), para largar uma bola ('drop') e uma tecla para ¿pausa? ('hold'). Coloco aqui a tecla de pausa com um ponto de interrogação porque, pelo menos no meu emulador Fuse, ao premir esta tecla de facto o jogo entra em pausa, mas depois para retomar o jogo é muito mais complicado tendo que carregar-se muitas vezes nesta tecla até termos o jogo de volta ao normal - até lá fica aos soluços.

    Em termos da minha review, e esquecendo o problema com a tecla de pausa, e tendo em consideração que apenas tive tempo para uma rapidinha, gostei muito do potencial e da ideia do jogo. Mas tenho dúvidas da sua implementação. Muitas vezes ao tentar apanhar-se uma bola com o Helicraft, esta apanha falha, e parece-me que apenas falha por critérios muito rigorosos relativamente à posição onde o Helicraft tem de estar para conseguir apanhar a bola, ou, pior, por má programação do tipo o programa não perceber que a tecla 'pick up' foi activada. É depois complicado acertar no local onde queremos largar a bola, mas isso vejo como uma característica pensada do jogo e não por má programação. Mas, de qualquer maneira, devido à dificuldade em apanhar as bolas e de as largar no local correcto, este jogo torna-se extremamente difícil, e difícil de uma forma injusta. Ainda assim, gostei do jogo!

    ResponderEliminar