quarta-feira, 10 de março de 2021

Saiu Astronave 2021

 

Confessamos que temos expectativas elevadas para este lançamento, uma vez que expande a memória do 48K para os 64K com recurso ao ZXC4 de Paul Farrow. Mas em primeiro lugar é necessário conseguir carregar o jogo, o que pode ser um verdadeiro martírio. Tivemos que copiar o ROM para o emulador Eightyone, escolher o ROM Cartridge ZXC4 e no texto colocar "menuromzxc4.rom", o nome do ficheiro que colocámos também na pasta do emulador.

Depois de carregado, percebe-se que estamos perante uma aventura isométrica, fazendo lembrar Alien 8. Até tem o habitual problema da velocidade diminuir quando estão muitos elementos no ecrã. Os controles também nos parecem pouco funcionais, senão vejamos, "QSPL" direccionais, "Space" para saltar e "C" e "U" para apanhar e largar objectos. Numa aflicção, o mais provável é trocarmos as teclas.

Tirando estas pequenas irritações, Astronave 2021 parece ter potencial. Não sabemos quando teremos oportunidade de o experimentar. Estamos numa fase de muito trabalho e teremos que deixar as reviews para trás, até melhor oportunidade.

Poderão aqui descarregar o jogo e os ficheiros ROM, aqui o ZXC4, e na página do autor conhecer um pouco da história de Astronave 2021 e os seus objectivos.

7 comentários:

  1. Es posible exportar el juego como z80 o sna para evitar el problema de la carga y poder ejecutarlo con zxspin, por ejemplo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não sei, o jogo utiliza memória extra e um interface próprio

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Lo he intentado, pero o lo hago mal o no funciona. Gracias André.

    ResponderEliminar
  4. Si. Salvo como z80 o sna y al cargar en zxspin se resetea.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não podes gravar. Apenas podes jogar no Eightyone. O ZX Spin não tem o módulo ZXC4

      Eliminar