Confessamos que temos expectativas elevadas para este lançamento, uma vez que expande a memória do 48K para os 64K com recurso ao ZXC4 de Paul Farrow. Mas em primeiro lugar é necessário conseguir carregar o jogo, o que pode ser um verdadeiro martírio. Tivemos que copiar o ROM para o emulador Eightyone, escolher o ROM Cartridge ZXC4 e no texto colocar "menuromzxc4.rom", o nome do ficheiro que colocámos também na pasta do emulador.
Depois de carregado, percebe-se que estamos perante uma aventura isométrica, fazendo lembrar Alien 8. Até tem o habitual problema da velocidade diminuir quando estão muitos elementos no ecrã. Os controles também nos parecem pouco funcionais, senão vejamos, "QSPL" direccionais, "Space" para saltar e "C" e "U" para apanhar e largar objectos. Numa aflicção, o mais provável é trocarmos as teclas.
Tirando estas pequenas irritações, Astronave 2021 parece ter potencial. Não sabemos quando teremos oportunidade de o experimentar. Estamos numa fase de muito trabalho e teremos que deixar as reviews para trás, até melhor oportunidade.
Poderão aqui descarregar o jogo e os ficheiros ROM, aqui o ZXC4, e na página do autor conhecer um pouco da história de Astronave 2021 e os seus objectivos.
Es posible exportar el juego como z80 o sna para evitar el problema de la carga y poder ejecutarlo con zxspin, por ejemplo?
ResponderEliminarSinceramente não sei, o jogo utiliza memória extra e um interface próprio
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLo he intentado, pero o lo hago mal o no funciona. Gracias André.
ResponderEliminarEstás a utilizar o emulador Eightyone?
EliminarSi. Salvo como z80 o sna y al cargar en zxspin se resetea.
ResponderEliminarSim, não podes gravar. Apenas podes jogar no Eightyone. O ZX Spin não tem o módulo ZXC4
Eliminar