terça-feira, 23 de março de 2021

Air War: Cross or Die


Nome: Air War: Cross or Die
Editora: Fitosoft
Autor: Fito, Siyei
Ano de lançamento: 2021
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Harrier Attack!, lançado pela Durell Software em 1983, é um dos grandes clássicos do ZX Spectrum. De uma simplicidade desconcertante, faz da jogabilidade a sua grande arma. Todos os que passaram pelo Spectrum nessa época, certamente se recordarão deste jogo. Em termos pessoais, foi dos primeiros que me lembro de ter jogado, e de cada vez que o carrego, invade-me um sentimento de nostalgia que apenas os melhores conseguem fazer.

Entretanto, a dupla Fito e Siyei, especializados em jogos desenvolvidos em Basic, inspiraram-se no clássico da Durell, e deram-lhe uma nova roupagem. Algumas coisas perderam-se pelo meio, nomeadamente o movimento vertical dos inimigos (ficam agora estáticos), e, acima de tudo, a possibilidade de ejectarmos o nosso piloto, algo que fazíamos constantemente, nem que fosse para ver a brilhante animação da queda em pára-quedas.

No entanto, aquela que era a maior pecha de Harrier Attack!, uma selecção de teclas atroz que desincentivava muita gente de jogar, foi agora devidamente corrigida. Mesmo não sendo permitida a sua redefinição, o "QAOPMSpace" agrada sempre a todos. Além disso, os cinco níveis do original, passaram agora a nove, sendo o último deles uma autêntica carnificina, com meio mundo a disparar contra o nosso avião a todo o momento, infelizmente tendo como consequência a diminuição da velocidade da acção (mesmo sendo Basic compilado, não há milagres, uma excessiva animação provoca inevitavelmente essa redução da velocidade).

Quanto aos objectivos da missão, tal como no original, controlamos um Harrier e estamos numa missão de patrulhamento. Levantamos vôo de um porta aviões, sobrevoamos as montanhas e a cidade, e voltamos ao porta-aviões. Se formos bem sucedidos e conseguirmos evitar as baterias de mísseis e os helicópteros inimigos, iniciamos a missão seguinte num nível mais avançado, com maior cadência de fogo inimigo.

Air War: Cross or Die foi desenvolvido como uma pequena brincadeira, um mero exercício de programação, mas o resultado é bastante satisfatório e originou um jogo divertido.

4 comentários:

  1. Mola un Montonazo. Yo lo jugaba en amstrad pero no se si habia eject

    ResponderEliminar
  2. Outro do genro era o operation Hormuz adorava esse jogo,mas ficava quase impossível sob grande ataque dos couraçados..

    Boa Malha!

    ResponderEliminar