domingo, 7 de março de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 005

Como habitualmente o Domingo é dia de "Os Jogos no Computador"! E hoje calha a edição publicada a 20 de Agosto de 1989 no Correio da Manhã. Nunca é demais agradecer ao Mário Moreira, responsável por digitalizar o seu acervo e disponibiliza-lo para a comunidade!

Paulo Ferreira, a pessoa responsável por esta secção dedica a review da semana a Silkworm! Nem mais nem menos que o famoso arcade shoot-em-up da Tecmo, portado para os microcomputadores pela Random Access. A versão para o ZX Spectrum foi programada por Nigel Brown, o mesmo que trouxe jogos como Andy Capp ou The Ninja Warriors.

Na sua análise, Paulo refere a baixa dificuldade do jogo ao longo das 11 fases (algo discutível a não ser que a minha memória esteja a falhar), bem como a semelhança com jogos espanhóis pelos seus pequenos, mas bem feitos, gráficos. Novamente permito-me a discordar, visto que se há característica que se reconhecia nos jogos espanhóis, além da dificuldade sádica, era precisamente a exuberância e a cor de enormes gráficos! Pois bem, análises serão sempre subjectivas...

Mas a parte sumarenta está, sem qualquer surpresa, na área reservada às contribuições dos leitores. Além de uma solução ao jogo Zorro (que muito jeito me teria dado décadas atrás), podemos ler também o type-in de um utilitário em Sinclair BASIC, enviada por Nuno Rebelo, que se destina a obter a listagem em hexadecimal de blocos de programas.

A digitalização pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário