sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Yet Another Krappy Platformer


Nome: Yet Another Krappy Platformer
Editora: NA
Autor: KrappyGamez
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1

A competição #ASM Games irá seguramente nos próximos tempos oferecer-nos pequenos jogos para 16 K. Louve-se a originalidade da iniciativa, que vai permitir relembrar os primeiros tempos do Spectrum, quando os computadores com 16 K eram quase tão numerosos quanto os irmãos maiores (de 48 K), e os jogos muito simples, valendo-se de uma grande jogabilidade para cativar o jogador. Esperemos que o mesmo aqui aconteça, embora o primeiro concorrente não mos tenha enchido as medidas.

O título diz tudo: Yet Another Krappy Platformer. Sim, o jogo não é mais que um vulgar jogo de plataformas, com som e gráficos muito básicos (como seria de esperar), o que até nem é de estranhar, pois segundo o seu autor, foi um mero projecto de aprendizagem. Se levarmos a coisa desta forma, então cumpre com as expectativas, pois conseguiu criar um desafio minimamente jogável e divertido q.b. para alguns momentos de ócio. 


A missão do nosso personagem (será uma ela?) é recolher três chaves que permitem abrir as três barreiras que impedem a sua saída, sabe-se lá para onde. Estas estão escondidas em pontos pouco acessíveis deste estranho mundo, que contém perto de uma vintena de ecrãs. São muitos os inimigos e obstáculos, qual deles o mais escanifobético, requerendo tempo e posição perfeitos de salto, tornando insuficientes as muitas vidas com que iniciamos a missão, pelo menos enquanto não percebemos a maneira de contornar os obstáculos. Mas não é fácil, avisa-se desde já.

Depois de chegarmos ao fim, dificilmente lhe voltamos a pegar. É jogo para se fazer apenas uma vez, mas no fundo também era apenas isso que o seu autor pretendia, portanto, de forma alguma sairá envergonhado na competição. Passou no exame e aguardamos agora por desafios mais substanciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário