sábado, 6 de fevereiro de 2021

Perico Delgado Maillot Amarillo


Nome: Perico Delgado Maillot Amarillo
Editora: Topo Siglo XXI
Autor: Rafael Gomez, Roberto Potenciano (ACE), Gominolas, Borrocop
Ano de lançamento: 1989 / 2021
Género: Acção
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 4

Quando criança, talvez porque passasse férias numa região onde o ciclismo era o desporto mais importante (Bombarral), sentia uma atracção especial por jogos com essa temática. No entanto, nunca nenhum dos jogos que experimentei na altura me encheu as medidas (Tour de Force, Milk Race, e algumas compilações desportivas que tinham essa temática). Quando Perico Delgado saiu em 1989, já tinha deixado o Spectrum para trás, pelo que apenas mais recentemente tomei conhecimento deste jogo, agora relançado pela Topo Siglo XXI, com tradução para português feita por mim, como Planeta Sinclair tem vindo habitualmente a fazer.

Assim, a primeira modificação assinalável é o facto de existir agora instruções e os menus possíveis em português. Por vezes há textos no jogo que não é possível serem modificados, quer porque não se pode mexer no código, quer porque existe um número de caracteres a ser respeitado. 

A segunda modificação de monta está relacionada com os ecrãs de carregamento. São agora dois novos, desenhados por Borrocop, que não deixa o seu crédito por mãos alheias e cria duas obras de arte, uma delas baseada na personagem que dá nome ao jogo, o espanhol Perico Delgado, ou Pedro Delgado, como era conhecido em Portugal, um dos mais famosos ciclistas Espanhóis de sempre, vencedor do Tour, entre outras provas.


Depois de carregada a primeira parte do jogo (é multiload, já veremos porquê), surge um menu com várias opções. Além das normais, que permite redefinir o teclado, seleccionar o joystick, etc.,  podemos escolher competir numa prova completa ou apenas em algumas das etapas. Estas são de quatro tipos completamente distintas (está assim explicado a necessidade de multiload), cada qual com características próprias, como iremos ver. 

Façamos então uma prova completa. Tudo começa com a prova em terreno plano, sendo mesmo a nossa preferida. O nosso corredor distingue-se dos outros por envergar a camisola amarela (ou não fosse Perico Delgado). O ecrã é apresentado em modo Bird's-eye view, ou seja, visto de cima, como se fosse a câmara num helicóptero. No lado direito existe um mapa com o percurso a percorrer, assim como a velocidade a que pedalamos, a energia que resta (convém ir apanhando a bebida que vai aparecendo na estrada), o tempo decorrido e a posição na prova. No fundo a mecânica é muito semelhante a outros jogos do géneros, tire-se as bicicletas e coloque-se carros ou motas, e não se nota a diferença. Assim, além de termos que evitar os obstáculos "naturais" e os outros corredores, que quando tocados fazem o nosso ciclista perder tempo, temos também que naturalmente manter-nos na estrada sem tocar nas laterais.


Depois de atingida a meta e terminada esta primeira etapa, podemos ver o tempo feito, assim como de três outros jogadores. Sim, Perico Delgado é multiplayer, permitindo a participação de até quatro jogadores à vez. Esta opção aumenta bastante a longevidade (e divertimento) do jogo. Isso já acontece normalmente nos multiplayers (é sempre mais interessante jogar contra amigos do que contra o computador), mas aqui toma ainda maior importância porque os nossos adversários (não humanos) são fracos e sem grande dificuldade consegue-se chegar ao fim da prova em primeiro.

Segue-se a segunda etapa, entrando então a montanha em acção. Visualmente, das quatro etapas é a mais interessante, com uma bonita paisagem de fundo. Mas é talvez a mais monótona de todas, uma vez que não temos aqui a companhia de adversários, apenas uma luta contra o tempo. Na parte de baixo do ecrã encontra-se a "radiografia" da etapa, facilitando a coordenação entre os declives e as mudanças a meter, sendo que estas influenciam a velocidade a que rolamos.


A terceira etapa, a descida da montanha, é talvez a mais estranha, e não isenta de alguns bugs, parece-nos. Os gráficos continuam a ser muito vistosos, tal como na etapa anterior (nisto os espanhóis sempre foram mestres), mas surgem alguns problemas ao nível da jogabilidade. A descida é muito rápida, apesar da dimensão dos sprites, e por vezes o ciclista atravessa tuneis, sendo que quando isso acontece, em vez de haver uma transição suave de passagem de cenários, existe um corte brusco. Fica um pouco  estranho. Além disso, a bicicleta move-se demasiado rápido, sendo necessário bastante perícia para a conseguir controlar, pelo menos sem ir contra os adversários.

E finalmente chegamos à hora das decisões: a corrida ao sprint para a meta final. A mecânica é parecida com a primeira etapa, mas agora, ao invés de curvas e contracurvas, o caminho é sempre a direito, embora com obstáculos nas laterais, por vezes provocando um afunilamento da estrada. O problema não é tanto evitar os obstáculos, mas sim evitar os adversários e a mota, todos com uma tendência enervante para virem contra nós, apertando-nos contra os obstáculos laterais. No fundo não é muito diferente naquilo que se passa na prova real, não é? Os gráficos são mais uma vez excelentes, de grandes dimensões, contribuindo para se terminar em beleza a prova. No final é apresentado o tempo global dos quatro jogadores.


Assim, Perico Delgado apresenta alguns desequilíbrios entre as diversas provas. Temos duas muito bem conseguidas, a primeira e o sprint final. Pelo meio temos uma que não apresentando falhas, pode tornar-se um pouco monótona, e a descida de montanha, com algumas lacunas ao nível da jogabilidade. No entanto, sendo apresentadas em conjunto, e se jogadas com mais amigos, torna-se um jogo bastante divertido e recompensador. Se jogado apenas contra o computador, acaba por se tornar menos interessante, até porque facilmente se consegue terminar a prova em primeiro, faltando depois a motivação para se repetir.

Quanto à música, esta aparece apenas no menu inicial, tornando-se o som depois minimalista durante as etapas. Convenhamos que para um jogo com estas características, não seria também o mais importante. Com cenários tão ricos como os que são apresentados, quase nem se dá por isso.

Perico Delgado Maillot Amarillo está então agora disponível para a nossa língua, quer em versão física, que religiosamente coleccionamos, quer em versão digital, podendo aqui ser descarregada. 

2 comentários: