domingo, 17 de outubro de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 037

Foi no dia 1 de Abril de 1990 que saiu mais uma edição de "Os Jogos no Computador", secção do Correio da Manhã dedicada aos videojogos.

A análise semanal deixou de fora o ZX Spectrum, abordando as versões Commodore Amiga e Atari ST do jogo "Space Ace". Os pokes e dicas continuaram presentes e acompanhados de mais um mapa de "Myth".

O Paulo Ferreira (autor da secção) apresenta a última parte do mini-curso de "Graphic Adventure Creator". Também informa que o espaço dedicado às ferramentas de criação de jogos passará a focar no "Professional Adventure Writer", continuando assim o incentivo à produção de software português.

A digitalização pode ser obtida neste link graças ao trabalho de preservação de Mário Moreira.

4 comentários:

  1. Também aparece a publicação de space Ace jogo que nunca achei piada .
    Felizmente tenho a sorte de ter outros sucessos originais para Commodore amiga que marcaram a minha juventude.
    E Space Ace Não foi uma delas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Space Ace só recentemente o vi. E também não lhe achei piada alguma

      Eliminar
  2. O Space Ace (e o Dragon's Lair) são resultado de uma época (1ª metade dos anos 1980) em que já se experimentava o conceito de filme interactivo com suporte no LaserDisc. Não são jogos no sentido tradicional. Neste caso, é um desenho animado interactivo bastante linear, que fez sucesso nas arcadas, mas que não se reproduziu da mesma forma nos computadores domésticos de 16 bits. No entanto abriu várias portas, por exemplo, nos anos 1990 com o CD-ROM e o full-motion vídeo (FMV) e, mais recentemente, com as aventuras interactivas por exemplo: as da Telltame Games em que a estrutura narrativa é similar à do Dragon's Lair: focada na história e nos personagens e com controlo limitado da acção.

    ResponderEliminar
  3. Como é óbvio, filmes interactivos nos micros de 8 bits eram impensáveis na época, por causa das limitações técnicas deste hardware (que precisaria de, no mínimo, ler de um disco óptico). Não que tenha impedido o Jim Bagley de fazer um conversão de Dragon's Lair para o ZX81 uns anos atrás. :)

    ResponderEliminar