sábado, 23 de outubro de 2021

Edição comemorativa dos 40 anos da Revista Micro Sistemas

Há 40 anos atrás nascia a primeira publicação brasileira exclusivamente dedicada ao mundo da microcomputação e que teve uma longevidade de 16 anos, graças à popularidade granjeada pelo vasto conteúdo que foi oferecendo ao longo do seu tempo de vida.

A revista abordou o mercado empresarial nos seus primeiros anos, mas gradualmente foi mudando o foco para o mercado doméstico, abrindo o espaço da publicação para os jovens leitores, ávidos de mostrarem e partilharem os seus conhecimentos de programação.

Centenas de artigos e listagens sobre as mais variadas plataformas foram enviadas para esta revista. Jogos clássicos como Amazônia e Em Busca dos Tesouros tiveram a sua génese nas páginas desta revista. Artigos sobre programação de jogos, algoritmia, criptografia, bases de dados, etc., intercalavam-se com análises ao hardware e o software que eram lançados para o mercado.

Podemos afirmar que a Micro Sistemas moldou e formou milhares, senão centenas de milhares de carreiras de jovens brasileiros. Grandes figuras também por lá aportaram, como editores, redactores, colaboradores: Renato Degiovani (o pioneiro do game dev brasileiro) sendo uma dessas ilustres passagens.

Com o advento da internet, a Micro Sistemas partilhou do mesmo destino de muitas outras revistas suas contemporâneas. Correu o risco de ser esquecida no tempo, mas a internet, essa mesma rede que havia sido a carrasca de muitas publicações físicas, serviu de suporte para preservar digitalizações (com qualidade variável) de muitos números da revista.

Um portal on-line mantido por um dos antigos membros da equipe representou a revista física no meio virtual. Outro projeto, o Datassette, tornou-se o fiel repositório de todas as digitalizações feitas pelo público interessado na preservação da revista.

Assim a Micro Sistemas voltou ao coração dos brasileiros. No ano passado, a propósito do relançamento do Amazônia, recriou-se a edição da Micro Sistemas nº 23, na qual tinha aparecido a primeira versão deste jogo brasileiro. A recriação brindou os leitores com novos artigos como se a revista tivesse sido publicada neste século 21.

E agora, neste mesmo dia, e neste mês em que a Micro Sistemas completa 40 anos, é lançada a edição comemorativa, única e especial da Revista Micro Sistemas. Uma vez mais, comandada pelo Renato Degiovani, repetindo o seu papel de editor-chefe.

A "nova" edição nº "1a" conta também com textos de membros antigos, tais como Divino Leitão (coordenador de CPD e redator), Claudio Costa (editor técnico), Tadeu Curinga da Silva (leitor/colaborador). E os novos colaboradores fazem a ponte entre passado, presente e futuro.


Nesta edição única de 132 páginas podemos ler:

  • Matéria de capa: Do Graphos III aos editores de imagem modernos
  • MS Games: o sistema moderno de criação de jogos  que permite digitar listagens como se fazia antigamente
  • Artigos sobre o futuro da I.A., computação pervasiva e o padrão MSX 
  • Preservação da história da informática no Brasil e em Portugal - neste caso com o inestimável contributo do Museu LOAD ZX e do próprio Planeta Sinclair
  • Entrevistas, entrevistas e mais entrevistas: Marcos Cuzziol e Odair Gaspar (Perceptum Software), Matheus Mazuqueli (Ignite e Animvs), Clive Townsend, Liliana Santos, Mafalda Duarte e Diogo Vasconcelos (Nerd Monkeys)
  • Homenagens aos que partiram como por exemplo, o grande Ota: quadrinista que, sim, teve um grande contacto com a informática
  • E claro, não podia deixar de ser, type-ins para inserir: Treinamento Ninja, Lunártico e Carga de Profundidade
  • E mais e mais e mais.. afinal são 132 páginas!
A revista (que mais parece um anuário) estará, a partir de hoje, logo após a live, em pré-venda no Brasil através do site da Bitnamic e, sim, também acontecerá o mesmo (hoje) na europa através do site da Teknamic. Apontando que o envio só será possível no final de Novembro!

Mas para mais detalhes nada como assistir hoje à live de lançamento no início deste post. No Brasil às 14h, em Portugal às 18h! Não percam!

6 comentários:

  1. Ao ouvir amazonia em bisca dos tesouros ,veio me á cabeça o jogo livingstone um dos meus favoritos.
    O que acontece é qUE na época nem sempre tínhamos contato com estas revistas ,ou porque a papelaria local não as tinha ou porque o diatribuidor não as mandava para o nosso país.
    Outras desaparecem com o tempo,sei de fascículos que saíram no passado que nunca mais foram reeditados nem disponibilizados na net, e que se perderam na história ,como é este caso.

    ResponderEliminar
  2. Todos os números da Micro Sistemas original podem ser consultados no Datassete: https://datassette.org/revistas/micro-sistemas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças á malta do Load zx estes artigos podem ser revistos .eu gosto de ler fico sempre com aquela nostalgia dos anos 80 quem me dera voltar atrás no tempo ...Back to the Future !!! 😊

      Eliminar
    2. Ramparts, o Dattassete é um projeto brasileiro já com mais de uma década em cima. Durante muitos anos foi o único projeto que preservou livros e revistas em língua portuguesa. Ainda hoje continua a ser maior referência no que se refere à preservação de publicações (os livros portugueses estão praticamente lá todos). Felizmente outros projetos como Planeta Sinclair e o Museu Load ZX surgiram recentemente :)

      Eliminar
  3. Belíssima e justíssima homenagem, de uma maneira fabulosa, de uma inesquecível revista ! Adorava os números especiais com os type-in de jogos, digitei e joguei vários deles em meu TK85 ! Meu agradecimento a todos que fizeram a revista na época e essa edição especial honrando a revista e seu legado !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Xracer, vou transmitir a sua mensagem à equipe da MS 40 anos :)

      Eliminar