sábado, 16 de outubro de 2021

Expedição


Domingues da Silva, o mentor da Avlisoft, que tantos programas desenvolveu nos anos 80, continua imparável. No espaço de um ano, criou seis jogos novos e ainda teve tempo para recriar um utilitário, Desdobramento do Totoloto. O seu trabalho mais recente é Expedição, e um dos mais interessantes, na nossa opinião.

Assim, este jogo educativo, que nos ajuda a aumentar os nossos conhecimentos sobre embarcações, as ilhas da Madeira, Açores, Canárias e Berlengas (só por esta última, merece toda a nossa consideração), e sobre a arte da navegação, desenrolando-se em duas etapas. Na primeira, somos convidados a responder a algumas questões sobre embarcações. 


Ultrapassada com sucesso esta primeira fase, adquirimos então os conhecimentos necessários para avançarmos com a expedição. Podemos escolher entre quatro: Funchal, Ponta Delgada, Gran Canária e Berlengas. Mais uma vez vamos respondendo a algumas questões, agora sobre estas ilhas. Não falta sequer uma sobre o vulcão de La Palma.

No final da expedição, são apontadas as milhas náuticas percorridas, assim como os erros cometidos, culminando num excelente trabalho de um dos mais prolíficos programadores portugueses, que se encontra de parabéns.

Poderão vir aqui descarregar o novo trabalho de Domingues da Silva.

8 comentários:

  1. Gráficos rápidos e bem legíveis.

    ResponderEliminar
  2. Mais um software para amantes do mar 😊

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao colega Domingues da Silva, muito me lembra os programas do livro "A informatica na Escola" cujo tema é a expasão portuguesa pelo mundo. :)

    ResponderEliminar
  4. Sugestão: Quando aparece o contador de milhas a mudar, devia aparecer as ondas e um pequeno barco no horizonte.

    ResponderEliminar
  5. José Manuel Domingues Silva17/10/21 12:48

    Ok Obrigado pela sugestão, mas infelizmente já estou a lutar com falta de memória. Já tive a mensagem "Out of Memory", também devido à extensa lista de DATA o que me levou a ter de abdicar de alguns melhoramentos que pretendia implementar. Fica a sugestão e obrigado.

    ResponderEliminar