segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Nazoler Land


Nome: Nazoler Land
Editora: NA
Autor: Dmitry Krapivin
Ano de lançamento: 2019
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48K / 128K / TR-DOS
Número de jogadores: 1

Primeiro jogo do mês para Dmitry Krapivin, pelo menos que tenhamos conhecimento. Vamos consultando frequentemente a página de Pixel Perfeito, que está sempre a par de tudo aquilo que se passa no universo russo da cena Spectrum (e de mais alguns países do Leste), e descobriram mais este jogo.

Tal como os anteriores jogos deste programador, estamos perante um mini quebra-cabeças, desta vez com um toque muito labiríntico. São apenas cinco níveis para resolver, mas não é tarefa fácil e vai ocupar a nossa mente durante umas boas horas. É baseado num jogo lançado em 1987 pela Sunsoft, Nazoraa Land Soukan Gou, e que de resto até é creditado no menu inicial. Não conhecíamos o original, mas este remake de Krapivin tem pequenas modificações, segundo o próprio.


O conceito é muito simples, temos que chegar ao último nível, atingindo a porta de saída. Para isso vamos tentando avançar no labirinto, bloqueado por algumas portas que rodam noventa graus, isto quando não ficam bloqueadas nas paredes, claro.

Existem também diversos portais devidamente numeradas de 1 a 5 que permitem passar para o ecrã seguinte (ou anterior). E bem vamos precisar de testar todas as saídas, uma vez que o caminho para o último nível é tudo menos imediato e até lá chegar teremos que andar a correr os vários ecrãs para a frente e para trás.

Como mini-jogo está bastante aceitável, não esperem é grande longevidade, uma vez que depois de descoberta a solução, dificilmente lhe voltamos a pegar. No entanto, para quem gosta deste tipo de quebra-cabeças, deverá experimentar, podendo aqui ser descarregado.

Uma última nota: o jogo ainda não está totalmente afinado, o que aliás é reconhecido pelo próprio programador. Detectámos pelo menos uma porta que permite ser passada sem rodar (no canto inferior esquerdo).

3 comentários:

  1. Didn't found a door what you can pass through(level 3)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The one on the bottom left isn´t ok

      Eliminar
    2. that's impossible. I checked both doors on level 3.

      Eliminar