segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Pitman


Nome: Pitman
Editora: NA
Autor: Dmitry Krapivin
Ano de lançamento: 2018
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: TR-DOS
Número de jogadores: 1

Faltam-nos as palavras para adjectivar a capacidade do programador russo Dmitry Krapivin (aka G0blinish) em lançar jogos, a grande maioria pequenos quebra-cabeças. Pitman é o mais recente, tendo saído no último dia de 2018, cerca de uma semana depois de Filomania. Aliás, durante o ano Krapivin lançou em média mais de um jogo por mês. Incrível, não é?

Pitman traz-nos à memória Boulder Dash, sendo também um remake de um jogo que apareceu para o Game Boy em 1990 (agradecemos a Pixel Perfeito pela dica). Ao contrário do jogo que o inspira, cujo cenário era multi screen, toda a acção desenrola-se num único ecrã. Ou seja, conseguimos visualizar todo o cenário, permitindo-nos desde logo delinear o melhor caminho a fazer para apanharmos os sacos de dinheiro e não ficarmos bloqueados. Ainda por cima como não existe um tempo limite, podemos ponderar muito bem os movimentos.


Também aqui não corremos o risco de levar com os pedregulhos em cima. Ou seja, foi retirada a vertente dos reflexos rápidos, centrando-se o programador apenas nos quebra-cabeças. E são cinquenta, correspondente aos diferentes níveis. Podemos corrê-los livremente, e se por acaso dermos um passo a mais do que o devido, temos sempre possibilidade de recomeçar o nível (não existe limite de vidas, também).

Este é então mais um mini-jogo de Krapivin, com gráficos funcionais, sem som, mas com uma boa jogabilidade e que vai fazer com que os puzzlers queiram correr os desafios até ao fim. O jogo é gratuito, podendo aqui ser obtido, e o programador disponibilizou ainda o código-fonte para quem quiser fazer melhorias, podendo também aqui ser descarregado.

Por fim, para 2019 deixamos ainda um desafio para Krapivin: que tal avançar para um jogo mais ambicioso, já que talento e conhecimentos técnicos não lhe faltam? Talvez até avançar para uma parceria com outro programador e criarem um mega jogo (ou mega puzzle, como preferirem)...

Sem comentários:

Enviar um comentário