quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Adivinha a Palavra (MIA)


Disponibilizamos hoje mais um pequeno jogo, agora finalmente preservado, da autoria de Arlindo N. M. Correia, desta vez um dos que foi publicado como type-in no MicroSe7e número 18, de Agosto de 1985, que inclusivamente já foi digitalizado e está disponível no arquivo deste blogue. Após o termos encontrado, copiámos o texto para o programa BasinC e compilámos para um ficheiro executável em emuladores, neste caso .tzx, o melhor formato para a preservação de jogos Spectrum.

Quanto ao programa, é a adaptação de um jogo tradicional no qual dois parceiros tentam adivinhar a palavra de cinco letras que o outro escreveu, ditando palavras dessa extensão e verificando quantas letras coincidem. Aqui, uma de duas pessoas insere uma palavra e depois a outra terá de a tentar adivinhar, escrevendo várias palavras de cinco letras até chegar à correta, sendo que o computador apenas indica as letras certas no lugar certo. No final é indicado o número de tentativas feitas até se acertar, enquanto toca a melodia do Bailinho da Madeira.

Esperemos que gostem desta nossa primeira experiência de preservação de type-ins, gostaríamos de ter para breve outros programas mais complexos preservados, mas o vosso escriba ainda tem algumas dificuldades na construção dos gráficos. Pode ser que entretanto, com a ajuda de alguns leitores do blogue ou membros da comunidade, consigamos ter para breve alguns jogos nacionais mais interessantes.

Entretanto, podem descarregar Adivinha a Palavra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário