domingo, 20 de janeiro de 2019

Primeira actualização do Next de 2019


Já há mais de um mês que não tínhamos uma catulaização do Spectrum Next. Esta chegou agora pelas mãos do Henrique Olifiers (como habitualmente), que apesar de andar ocupado também com outros projectos, ainda teve tempo de "dedilhar" umas linhas...

Também há dois meses atrás tínhamos enunciado as tarefas ainda em falta (podem aqui consultar). E é bom ver que uma parte delas ja está em desenvolvimento ou mesmo concluídas (obviamente que pela última ainda teremos que esperar mais um pouco).

Assim, está previsto que na semana de 21 de Janeiro o teclado fique finalmente montado, ficando a faltar apenas os testes finais. Lembramos que este foi um dos principais causadores do atraso no lançamento do Next, mas que agora parece já ter a situação corrigida. Depois do teclado, e porque entretanto entra o Ano Novo Chinês (5 de Fevereiro), colocando alguns trabalhos em stand-by, será então feita a injecção dos plásticos, entrando logo de seguido na linha de produção os teclados. A placa traseira de metal do teclado e a sua armação de plástico também estão prontas, ficando mais outra das tarefas pendentes totalmente realizada.

Com estes atrasos, a equipa do Next teve oportunidade de ajustar alguns "extras". Primeiro, um acabamento mais refinado no efeito "acabamento de piano" das teclas, tornando a peça mais brilhante.


Depois, Phil, com a ajuda de um membro da Federação Britânica de Plásticos, fez uma simulação avançada de fluxo de plástico e descobriram que acrescentar canais de resfriamento extras ao molde, resultaria numa melhor injecção dos plásticos e na menor dependência das estruturas adicionais desenvolvidas por Phil (objecto de um outro update em Setembro). Foram portanto adicionados estes canais de resfriamento.

O firmware também foi actualizado e será alvo de um update específico ainda durante o dia de hoje, podendo ser consultado no canal oficial do Next.

E entretanto também já foi lançado um editor de arte para o Spectrum  Next, podendo aqui ser descarregado.


Uma palavra final do Henrique para os backers: não se preocupe com o Brexit, todas as situações estão salvaguardadas, o projecto está bem encaminhado e chegará a bom porto em breve.

3 comentários:

  1. Alguém tem idéia do preço no release do produto?

    ResponderEliminar
  2. Ainda não está definido se haverá a produção do segundo lote. Tudo indica que sim, mas diria que o preço deverá ser ligeiramente mais caro que o da campanha Kickstarter, reflectindo também a desvalorização da libra, etc., etc.

    ResponderEliminar