segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A Fome: Crónicas de uma Preservação Inesperada - Parte 2

Caso ainda se lembrem, algum tempo atrás iniciamos as crónicas de uma preservação inesperada. Geralmente tudo começa por uma cassete que é encontrada nalgum sótão ou feira. Mas neste caso peculiar, deu-se com a descoberta de um ficheiro .ZIP, esquecido algures num disco.

Esse ficheiro guardava alguns programas para o ZX Spectrum, de um Artur M.S.M. Contámos sobre o primeiro desses programas, o Vota B, na primeira crónica

Hoje relevaremos o segundo programa: A Fome.


A Fome trata-se de um trabalho escolar em grupo, assente numa apresentação digital, da autoria do nosso Artur, mas desta vez apoiado por mais três elementos dos quais só sabemos os primeiros nomes: Nuno, Pedro e Fernando.

O tema da Fome é abordado em diferentes vertentes, numa apresentação de textos com a duração aproximada de 30 minutos. Demo-nos ao cuidado de gravar toda a apresentação para os mais curiosos e impacientes!



Apesar de o tema ser ainda (infelizmente) actual, esta apresentação não deixa de ser um momento congelado no tempo, reflectindo a década em que foi criada (como já irão perceber).

Pois bem, o programa começa logo pela definição da fome e com uma observação honesta dos autores que jamais conseguirão descrever por palavras o que é a agonia causada por ela. 

Após isso, é falado sobre os diferentes tipos de fome, as suas causas, onde ela ocorre, e referindo-se à Etiópia, país onde existe fome recorrente, mas que nos anos de 1983-85 passou por um período muito crítico, e que causou comoção por todo mundo. Terá certamente influenciado o trabalho deste grupo de alunos que julgamos ter sido apresentado em 1985.


É também descrito o tipo de doenças e consequências para o corpo humano associadas à fome, seguindo-se uma análise das desigualdades das dietas entre os diferentes países. O tema adensa-se para o que a humanidade pode e deve fazer para combater este flagelo que acomete, particularmente, os países de terceiro mundo.


Há também uma referência ao super famoso single "We Are The World", que juntou inúmeros músicos no projecto USA for Africa com o objectivo de arrecadar fundos para combater fome na Etiópia. Esta super banda foi a resposta ao evento criado por Bob Geldof e Midge Ure  em 1984, o Live Aid, juntando dezenas de músicos famosos numa outra super banda, os Band Aid (todos devem-se lembrar do tema "Do They Know It's Christmas?")



A apresentação depois continua com uma listagem dos grande episódios de fome ao longo da história da Humanidade, passando depois para análise do crescimento da população humana no ano 2000. 

O trabalho termina com uma breve revisão do que foi falado e com uma esperança que tenha contribuído por uma maior consciência.


Hoje é fácil apresentar qualquer tema de forma espectacular só com o PowerPoint - e como vivemos num mundo frenético, 30 minutos de texto provavelmente não captaria a atenção de um público adulto, muito menos de uma turma de alunos adolescentes. No entanto, em 1985, a apresentação de um trabalho como este recorrendo a um ZX Spectrum, teria sido um diferencial numa escola secundária.

A apresentação pode ser descarregada no formato .SP aqui e no formato .Z80 aqui.

O Planeta gostaria de poder dizer que o programa A Fome teria apenas um interesse histórico - infelizmente o tema continua tão actual como naquele ano de 1985.

Em breve publicaremos mais uma parte desta série de crónicas e esperamos que num registo mais positivo! Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário