sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A Capital: Pokes & Dicas - 03 de Março de 1989

Depois de alguma semanas sem conteúdo substancial, somos brindados com algumas surpresas nesta edição.

Comecemos por um artigo sobre os novos computadores pessoais da Philips, que é uma mais valia para os fãs de informática, seguido da excelente "reprise" para os apreciadores de simuladores de voo, sobre o jogo Delta Wing. 


Em análise temos bons jogos como: Savage, Total Eclipse e Spitting Image.


A fantástica solução, com mapa, do jogo Batman: The Caped Crusader, enviado pelo Paulo Jorge Neves.


Mas a cereja no topo do bolo vai para a descoberta de mais um jogo português, um novo MIA para juntar à nossa extensa lista de jogos por preservar. Neste caso referimos à aventura de texto feita no programa The Quill, que foi criada pelo David Fernando Varela Santos, como o peculiar nome: Avenida Dom Rodrigo da Cunha. Se alguém tiver este jogo, algum conhecimento adicional sobre o mesmo ou algum programa não recuperado agradecemos que nos contactem via email. A preservação do Software Nacional é importante para a história informática portuguesa. 


Saltem para a nossa Dropbox e descarreguem aqui o suplemento.

9 comentários:

  1. Foi com grande nostalgia que ao ler o suplemento vim a saber da existência da aventura para o Spectrum "Avenida Dom Rodrigo da Cunha".
    Eu andei no liceu Padre António Vieira por esses anos e até tinha alguns colegas que moravam na referida avenida ou nas ruas à volta, mas nunca soube por nenhum deles nem me lembro de ouvir no liceu alguma referência a esse jogo, com muita pena. Houve sim uma aventura ligada aos descobrimentos e à disciplina de história que se podia jogar na sala dos tempos livres (como se chamava?).
    Lembro-me sim que a sala de informática antes de ser na sala grande(ao fim da 1ª rampa) onde estavam os spectrums (e os Timex?) era num "cubículo" a que se acedia por uma porta exterior quando se ia para os campos de jogos nas traseiras, ao lado da sala dos profs de educação física.
    Quando houve um trabalho que um colega nosso fez para Matemática tivemos que ir lá com a professora carregar o programa para o poder visualizar. Os cromos que lá estavam já brincavam em código máquina e nos não percebíamos patavina...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jogo já está na nossa "wish list". Vamos fazer por tudo para chegar até ele.

      Quanto ao jogo dos descobrimentos, seria o "A Viagem de Vasco da Gama à Índia"?

      Eliminar
    2. É bem possível que sim, o tempo que já passou fez-me esquecer muita coisa.
      Tenho uma ideia de haver uma parte em que se navegava um barquinho (caravela?), havia uma descrição dos locais onde se parava com uma imagem e havia uma procura (quest) por alguma coisa, talvez tesouros?
      Nunca consegui fazer grande coisa!!

      Eliminar
    3. Vou perguntar ao autor do Vasco da Gama se seria isso.

      Eliminar
    4. Já confirmei com o autor. É o "A Viagem de Vasco da Gama à Índia". O jogo ainda continua por recuperar.

      Eliminar
    5. Incrível!
      Uns pedaços de memórias e um bom trabalho de detective levaram a alguma conclusão.
      Foi mesmo uma viagem no tempo.
      Quem sabe se alguém lá do liceu que também anda por aqui a ler isto tem o jogo guardado em alguma K7?

      Eliminar
    6. Já estou em contacto com professores de história para ver se chegam ao jogo ;)

      Eliminar
    7. E também estou a tentar chegar aos autores do Dom Rodrigo e do CNA

      Eliminar
    8. Pequeno update. No dia 13 irei estar com o autor do CNA: 24 horas, que foi o fundador do Clube Nacional de Aventura. Vamos tentar recuperar o 24 horas, e quem sabe não apareça no meio das cassetes o Av. Dom Rodrigo da Cunha. Quanto ao Vasco da gama, já o temos, mas ainda há alguns pormenores a afinar no jogo.

      Eliminar