quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Lost Cavern


Nome: Lost Cavern
Editora: NA
Autor: Isaias Diaz
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Lost Cavern assinala a estreia de Isaias Diaz nos jogos do Spectrum, com um pequeno jogo de plataformas criado com recurso ao Arcade Game Designer. E para estreia, podemos dizer que o resultado é bastante aceitável, incluindo versões em inglês e castelhano e dois níveis de dificuldade (o mais difícil contemplando mais inimigos). Assinale-se desde já esta última opção, que permite que pessoas com diferentes níveis de habilidade se sintam mais confortáveis com o jogo. 

Lost Cavern é um platformer puro, no qual assumimos o papel do protagonista desta aventura com 25 ecrãs. O nosso nome é Indiana Jones, perdão, Jimmy Jones, e somos um caçador de tesouros que tem como objectivo isso mesmo: caçar tesouros. Diamantes e mais para o fim uma moeda valiosa, são alguns dos objectos a recolher. Os restantes são um mapa e uma chave, além de corações que representam vidas extra. Pelo meio teremos ainda que activar algumas alavancas que permitem aceder a novos ecrãs.


Apesar do programador ter sido generoso na concessão das vidas iniciais e o sistema de colisão até jogar a nosso favor, permitindo colocar-nos à beirinha das plataformas sem cair, e permitindo assim dar um salto maior (esta artimanha também funciona para obstáculo como a água e lava), no nível mais difícil estas diminuem a uma velocidade alucinante. A fazer lembrar jogos como Danterrifik, por exemplo, jogo com o qual partilha muitas semelhanças ao nível estético.  Aconselha-se assim a iniciar a aventura no nível mais fácil e só após se conseguir dominar esse nível, avançar para o seguinte.

Destaque ainda para as melodias, que nos acompanham ao longo do jogo. Dão uma nota bastante alegre e divertida à acção, deixando-nos bem dispostos e com vontade de continuar. 

Isaias Diaz está assim de parabéns, e já agora Arnau Jess, o beta tester do jogo, que ajudou a testar (naturalmente) e a promover a estreia de Lost Cavern no seu canal. Esperemos agora pelas próximas aventuras de Isaias, que poderá seguir as pisadas de compatriotas como  David Gracia, Packobilly ou Angel Colaso, desenvolvendo aventuras um pouco mais complexas.
 

3 comentários:

  1. Gracias por el analisis y la puntuacion. Espero mejorarla aun mas para proximos juegos.

    ResponderEliminar
  2. Gracias André, por la mención. Yo sólo aporté un granito a Isaías. Estoy seguro, que en sus próximos juegos vendrán mejores creaciones.
    No tengo dudad!!!
    Namaste.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelo jogo, é bem divertido. E seguramente que vai haver uma boa evolução nos próximos, o mais difícil é sempre o primeiro :)

    ResponderEliminar