quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Paleto Jones y la Tumba del Tío Ramón

 

Nome: Paleto Jones y la Tumba del Tío Ramón 
Editora: NA
Autor: Mananuk
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Paleto, que tem o apelido de Jones, é um Indiana dos tempos modernos. Aventureiro, munido de uma pistola e não de um chicote, vai tentar resgatar o seu tio que foi sequestrado por uma tribo indígena e que se esconde nas profundezas da selva. Mas apesar de viverem nos confins do Mundo, gostam de ouro, pois temos que recolher todo aquele que se  encontra espalhado pelos diversos ecrãs e entregar-lhes.

Originalidade não é o forte de Paleto Jones, pois quer a história, quer a própria mecânica do jogo, estão muito vistas. Foi criado com o motor MK1 (tal como os anteriores jogos de Mananuk), por um lado permitindo  uma fluidez interessante da acção, por outro trazendo de volta os elementos mais estândares da ferramenta, nomeadamente os saltos irreais e os sons que a caracterizam, dando sempre uma sensação de déjà vu.


Os cenários são interessantes, se bem que não sejam muito numerosos. O desafio não é longo e para aumentar o tempo de jogo, o programador impõe uma das artimanhas habituais: repetir caminhos. Assim, o caminho inicial é sempre para a esquerda, tendo o nosso personagem que recolher todo o ouro. Chega então ao último ecrã e encontra a viatura com a qual vai escapar da selva. No entanto, falta ainda resgatar o seu tio, pelo que tem que fazer todo o caminho de volta para a direita, descer para o piso inferior, caminhar novamente para a esquerda, e encontrar finalmente o caixão do tio (ninguém disse que era para ser resgatado vivo). Volta então a fazer todo o caminho de volta até ao carro, mais uma vez saltando as mesmas plataformas, e evitando ou eliminando os inimigos a tiro (atenção que as munições não são ilimitadas).

Paleto Jones é assim mais típico platformer, com um grau de dificuldade mediano, que permite mesmo aos mais aselhas conseguirem chegar ao fim sem grandes preocupações. Quem gosta do estilo, ficará satisfeito com o que vai encontrar por aqui. Quem pretender um desafio mais cerebral, pode passar à frente...

2 comentários:

  1. como sempre muito obrigado por suas palavras. Paleto Jones é um joguinho que fiz em 2020 para ver como funcionava o mk1, tinha arquivado no disco rígido, cuidado, é a segunda parte ...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um prazer, não tenho é tido tempo para escrever muito, mas joguei até ao fim :)

      Eliminar