sábado, 6 de março de 2021

Fanzine Planeta Sinclair n.º 3


Foi ontem anunciado durante o vídeo de celebração dos 40 anos do nascimento do ZX81 o novo número do fanzine Planeta Sinclair. Mais uma vez focado na produção nacional, sendo dado grande destaque ao GOTY 2020, Formula Um (MOD nacional), Welcome to Hollywood, Cambralenta, LOG, e programadores como Jaime Grilo, José Silva, Domingues da Silva, entre outros.

Para obterem a versão física do fanzine já sabem o que têm a fazer: visitar o Museu LOAD ZX Spectrum. Durante o mês de Março, por razões óbvias, estará fechado. Mas assim que reabra as portas, podem contar com a revista no expositor habitual. Para quem vive muito longe, estamos a estudar uma forma de poderem ter acesso ao fanzine de forma mais facilitada.

5 comentários:

  1. Eu vivo na Alemanha, já tendo colocado na minha lista de prioridades para a minha próxima visita a PT, junto a ver Família e Amigos, passar uma semana em Cantanhede! ;-) Mas até lá, dou UM MILHÃO de likes a "Para quem vive muito longe, estamos a estudar uma forma de poderem ter acesso ao fanzine de forma mais facilitada.".

    ResponderEliminar
  2. Pronto, com 1 milhão de likes estou convencido :-)
    Deixem-me explicar o que estamos a pensar fazer.

    Não temos qualquer problema com pessoas que acompanham e apoiam os projectos poderem receber o fanzine por correio. Compreendemos até que a maioria não vai andar a vir a Cantanhede todos os meses. Mas o propósito do fanzine foi e é atrair pessoas para o Museu, numa iniciativa muito generosa do Planeta Sinclair para nos ajudar.

    Assim, queremos criar uma figura de "Amigo do Museu" ou algo similar, tipo um mecanismo de Patreon mas sem recurso a mais uma plataforma... A ideia é que essas pessoas tenham regalias que mais que justifiquem o apoio "simbólico" que tenham de dar. Mais do que as verbas, isto denota um interesse em acompanhar o nosso trabalho e uma das regalias será precisamente ter acesso ao fanzine à distância.

    Se alguém achar que estamos a querer transformar isto num negócio, antes de se precipitarem recordo só que as entradas no museu - pelo menos por agora - são gratuitas e já assim é desde 2019 quanto tudo começou.

    E vamos também começar a lançar o fanzine numa página própria no site do Museu. A ideia é andar sempre 1 ou 2 números atrasado em relação à edição em papel que podem obter no museu (sujeito ao stock visto que é uma edição limitada).

    Espero que faça sentido. Iremos brevemente anunciar isto, mas estamos a ultimar detalhes ainda.

    Paulo, obrigado pelo teu apoio. Não nos passa despercebido que tens estado connosco nos vários vídeos do ZX81. Abraço grande.

    ResponderEliminar
  3. João, suporto a 100% a vossa ideia, agradando-me de sobremaneira a parte relativa ao "simbólico"! ;-) Eu já sou Amigo do Museu, mas após essa medida sê-lo-ei oficialmente!
    Não sabia que o Museu tem entrada gratuita, e espero que assim se mantenha durante o Verão 2021. Mas agora que o sei, talvez transforme 1 semana em Cantanhede, em 4 semanas, passando a ser o Visitante Residente do Museu. ;-) Agora mais a sério, o Museu tem o conceito de Trabalhador Voluntário do Museu? Se tivesse, eu de bom grado doaria 1 semana das minhas férias para trabalhar no Museu. Pensa nisso.
    Gosto da ideia dos fanzines atrasados estarem disponíveis no site do Museu. Se me permites o comentário, acho que o site do Museu ainda tem pouco conteúdo, sobretudo se esquecermos a colecção online. Estou a pensar em alguns artigos de fundo - que pudessem contribuir, quem sabe, para um futuro Livro do Museu - e mesmo uma área de notícias dizendo o que se passa em Portugal e no Mundo em relação aos Sinclair e Timex.
    Para finalizar, fico contente que a minha presença na comemoração do ZX81 esteja a ser sentida, se bem que me arranjaram um belo problema porque agora quero um, ou melhor, um ZX80 artilhado para se aproximar do ZX81!
    Agora sim para finalizar, penso que a parceria do Museu com o Planeta Sinclair é um caso óbvio em que 1+1 resulta em muito mais que 2.
    Votos de continuação do vosso Excelente Trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este projecto vai-se construindo a ele próprio... Não és a primeira pessoa a sugerir fazer algum tipo de voluntariado e até agora a solução tem sido sempre mais para o online - ex: envolvimento em traduções de materiais...

      Mas podia ser engraçado criar um conceito de "Férias Desportivas" como tínhamos em miúdos em que um grupo de pessoas ia passar 2 ou 3 dias em Cantanhede para trabalhar em inventários, reparações, etc, etc... Tenho de pensar nisso, mas talvez só para 2022. :-)

      Entradas gratuitas - sim, deve continuar a ser. Sou sincero, eu pessoalmente defendo que devia ter um custo tipo 2€ de entrada... Mas por agora temos mantido gratuito até porque há mais um museu a nascer em Cantanhede (Museu de Arte e Colecionismo) e queremos (o Município) ter uma estratégia integrada.

      Fanzines e site do Museu - O site do Museu nasceu como uma landing page em Português, Inglês e Espanhol apenas para dar informação do Museu. Entretanto já cresceu - até de maneira algo descontrolada - para ter Notícias (Posts do Facebook), Vídeos (do canal Youtube), Arquivo Digital (assumindo o repositório de coisas que o Planeta preserva), Hall of Thanks (agradecimentos de doações) e brevemente vai ter também Fanzine online e Merchandising (para recolha de encomendas, manuais, de merchandising do Museu).

      Sabendo que até o site sou eu, com a ajuda de um ex-colega da empresa, que tenho andado a "programar", desculpem, mas não dá para tudo mesmo... Felizmente fazer o site é para mim voltar ao início da minha carreira em que trabalhava em webdevelopment e sempre me divirto um bocado, mas é complicado tocar em todas as frentes.

      Por isso, andar a meter mais conteúdos sobre Timex e afins e os referidos livros (que estão a ser planeados e até em curso), peço desculpa, mas isso já é overkill. Para isso apostámos no canal de Youtube e esse, mais o Facebook onde sempre publicámos notícias do que se passa que toquem no museu (mas sem nos substituirmos a um grupo de discussão como já existem) e por fim um grupo reservado no Facebook para os ditos "Amigos do Museu", têm de ser suficientes.

      Quanto ao Planeta, concordo a 300%. Os princípios e valores são os mesmos. Os objectivos os mesmos. Juntos somos mais fortes do que isolados e sei que os projectos só são dois porque até faz mais sentido.

      Eliminar
    2. Relativamente a voluntariado online, estou também disponível, analisado caso a caso para ter em consideração prazos e a minha disponibilidade.

      Já não sou Miúdo, mas férias desportivas é uma excelente ideia. Quando acontecer, e caso aceites Adultos barbudos ;-) lá estarei!!!

      Estou muito curioso para ver o Merchandising que irás ter no Museu.

      Sabes que pedir é fácil, mas sendo também Tu o site do Museu, compreendo que seja complicado colocar mais coisas. A minha sugestão era apenas um nice-to-have, muito mais do que um need-to-have.

      Cá estamos à espera dos livros que referiste que, aliás, sem levantar o véu em artigos no site do Museu, poderão tornar-se mais apetecíveis.

      E já só faltam 17 minutos para o video em Português de Portugal e do Brasil...

      Eliminar