quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Especial Marco & Tito (MIA)


Em primeiro lugar, Planeta Sinclair deseja a todos os seus leitores um Feliz Natal. E condizente com a época, resolvemos oferecer algo especial: nada mais, nada menos, que o conteúdo de uma cassete que estava na posse do Marco Carrasco, e que com a devida autorização deste e do Rui Tito (desde já agradecemos aos dois), partilhamos com a comunidade.

E o que é que está nesta cassete, perguntam vocês? Muitos programas e jogos que foram colocados como type-ins na revista Mini Micro's, mas também algumas outras surpresas. É assim como que uma colectânea de alguns dos seus trabalhos, ainda antes de alcançarem a fama com Alien Evolution. Apenas temos pena de não ter encontrado os primeiros jogos que o Marco fez para a Wizard Software, Moon Defenders e Mr. Gulp. Curiosamente a cassete que o Marco nos emprestou vinha com a capa original de Bugs, jogo da Wizard que ainda não foi recuperado (pelo menos a capa já a preservámos).

Mas vamos então ao que interessa. O lado A começa com Patrulha del Universo e duas versões de Auto Tanque, a segunda já com o ecrã de carregamento em português. Jogos muito simples, típicos dos primórdios do Spectrum, mas com uma jogabilidade engraçada. Interessante também o facto de criarem ecrãs de carregamento para alguns dos jogos, algo que não era possível de se incluir nas revistas. Possivelmente, não terá havido muitas pessoas a verem estas pérolas.

Segue-se Lagarta, Base Lunar (em duplicado) e um bloco apenas de Missão Espacial. Infelizmente, ao gravarem em duplicado base Lunar, ter-se-ão perdido dois jogos que aparentemente constavam na cassete, Solitário e o referido Missão Espacial. talvez o Marco ou o Rui venham a encontrar estes jogos noutras das cassetes que ainda têm em seu poder. Gostámos particularmente de Base Lunar, que apesar de ter um conceito muito simples, é viciante. E propício a jogar-se a dois para bater recordes...


Depois temos Galaxy patrol, e segundo o que o Marco se lembra, terá sido o primeiro jogo criado por esta dupla, em 1983. Viram patrulha del Universo? Então certamente repararam que é o mesmo jogo, e isso tem uma razão de ser: na altura o Marco e o Tito enviavam os seus jogos para competições e revistas estrangeiras, e possivelmente, terão criado uma versão para ser enviada para Espanha. O mesmo que deverá ter acontecido com Auto-Tanque, pensamos nós.

Totoloto dispensa qualquer tipo de comentários, é óbvia a utilidade do programa, e depois temos Rally Espacial. Será que era uma versão do Missão espacial? Apenas os seus autores poderão dizer, isso se ainda se lembrarem.


O programa seguinte é Elevador, e é curioso, pois já tínhamos encontrado este jogo, e inclusive disponibilizado pela comunidade, sem sequer nos termos apercebido que pertencia ao Marco & Tito. Está assim resolvido um mistério.

Glutão, Fantasma, Alunagem (também este em duplicado) e Lixo, são típicos type-ins das revistas da época. Aliás, já tínhamos obtido Lixo, que chegou a sair numa das revistas da edições Latinas, sem também percebermos quem teriam sido os seus autores.

Mas eis então que aparecem três jogos já amplamente falados em Planeta Sinclair: Invasores Aquáticos, que inclusive deu origem a uma versão melhorada criada pela nossa equipa, a Espectroteam, Ravina, que não só teve direito a uma nova versão feita por nós, como mais tarde foi a fonte de inspiração para Varina (mantenham-se atentos, haverá novidades em breve acerca deste jogo) e Invasão, que também teve direito a versão com melhoramentos, incluindo instruções personalizadas e um ecrã de carregamento, e que, modéstia à parte, nos fez sentir bastante orgulhosos (até por ser o nosso primeiro trabalho em conjunto).

Corrida era desconhecido, mas Meteoritos já o tínhamos apresentado, inclusive com uma versão pirateada. Também Jardineiro já tinha sido recuperado (sem sabermos quem seriam os criadores), mas Poing!!! (clone de Pong) e tiro ao alvo eram desconhecidos. O lado A termina com mais um bloco de um programa infelizmente não identificado (não é recuperável, mas optámos por deixar ficar, preservando a cassete tal e qual como a encontrámos).


O lado B começa com seis utilitários, que seguramente ajudaram a dupla em alguns dos seus trabalhos. Avançamos dpeois para Duelo, fazendo lembrar o memorável High Noon, Abismo (clone de Tron para dois jogadores) e o muito curioso Karting, indicado para destruir teclados (mas tremendamente engraçado, antecipamos nós).

Pesquisador também é viciante, fazendo lembrar o Galaxy Patrol virado de pernas para o ar, assim como Turbo. Curioso que todos estes jogos têm ecrã de carregamento, dando a entender que terão sido criados já numa fase posterior aos primeiros jogos e que se encontram no lado A da cassete.


Temos depois Lagarta (conceito muito conhecido), Invasão Chinha, Monstros, Perigo!!!, Combate (mais um jogo indicado para a destruição de teclados) e o último dos jogos é Zig Zag, uma espécie de Tiro à Parede. A cassete termina então com cinco diferentes rotinas de efeitos e um bloco de Auto-Tank.

Como podem ver, estão aqui muitos programas para vos entreter nos próximos tempos. Mas o mais importante é mesmo termos conseguido recuperar uma parte importante do espólio nacional de software para o Spectrum, apenas comparável aos programas que tínhamos preservado do Eurico da Fonseca. Quem sabe o Marco e o Tito não venham a encontrar mais cassetes com pérolas destas, estaremos sempre à disposição para ajudar a preservar o material.

Poderão descarregar o conteúdo da cassete aqui.

2 comentários: