quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

SheepyXmas


Nome: SheepyXmas
Editora: NA
Autor: Quantum Sheep
Ano de lançamento: 2020
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

São muitos jogos a rever ultimamente, em termos pessoais ainda recupero de uma intervenção cirúrgica que afectou o braço, daí ser imperativo passar menos tempo em frente ao computador e não ser tão longo nas reviews. Mas não queria deixar passar em branco esta oferta de Quantum Sheep, que lançou um pequeno jogo para animar a quadra natalícia. Mas mesmo sendo pequeno, tem 25 níveis, divididos por várias secções, pelo que temos divertimento para algum tempo (de preferência na consoada).

Disco Santa é a rainha da dança ("dancing queen" no original, tal como a famosa música dos reis do disco sound), mas o seu entusiasmo desenfreado fez com que se distraísse das suas obrigações e e não recolheu os presentes que necessita para entregar na véspera de Natal. Como se não fosse pouco, alguns dos brinquedos ganharam vida própria, mas acima de tudo tornaram-se perigosos. Cabe a nós assumir o papel de uma amorosa ovelha (o próprio Quantum Sheep), e recolher os presentes.


Assim, ao longo de 25 níveis, temos que recolher o máximo possível de brinquedos (conseguimos passar de nível mesmo sem recolher todos, não sabemos se intencional), fugindo dos outros que ganharam vida própria e que vão patrulhando as plataformas. Nem todos têm movimentos padronizados e regulares, dificultando um pouco mais a tarefa. Além disso, um tempo limite bastante curto, impede que descansemos. Temos que estar continuamente a dar ao pedal, se queremos que a criançada receba as prendas do pai Natal.

Mas como estamos em época de ofertas, se conseguirmos apanhar a chávena de chá, ganhamos mais uma vida, aumentando as hipóteses de tornar mais  feliz o Natal dos pequenotes. Não que o jogo seja particularmente difícil, o que até é bastante adequado para a época, mas sempre ficamos mais confortados depois de tomar um chá (bem, no Reino Unido usa-se o chá, por aqui podemos ficar-nos por um bom café - curto, nada daquelas invenções americanas que de café nada têm). Como curiosidade, fomos os primeiros a encontrar o bug que o programador deixou e que impedia de completar o jogo (ver ecrã acima). A versão corrigida já está na sua página.

Finalmente, para não destoar da quadra, a versão 128K contém uma música natalícia criada por Justinas, a dar o tom para a noite de consoada que se aproxima. 

Assim, mesmo sendo uma pequena aventura, joga-se com gosto, em especial nesta altura. E se tudo correr bem, ainda antes do final do ano Quantum Sheep irá oferecer-nos nova prenda...

2 comentários:

  1. Recupérate pronto del brazo y felices fiestas para todo el equipo de Planeta sinclair, se os quiere mucho !!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Um Feliz Natal e grande abraço

      Eliminar