quarta-feira, 7 de abril de 2021

Ficheiro de Endereços (MIA)


Este programa foi uma surpresa, pois já tinha passado por ele antes (veio no lote que adquiri aos familiares de Eurico da Fonseca) e pensava simplesmente que estava incompleto. Claro que na altura não conhecia as especificidades do TOS. Entretanto adquiri o Timex FDD 3000, mais umas tantas disquetes, e comecei a perceber como o sistema funcionava, muito graças também ao Ricardo Reis e ao João Encarnado, que me foram ajudando nesta odisseia. 

Entretanto, resolvi correr as minhas cassetes antigas e ver se me tinha escapado alguma coisa. Em boa hora o fiz, pois redescobri então Ficheiro de Endereços, que tem que ser carregado em modo TOS. Consegui então finalmente ver o programa, que não sendo original, pois é uma adaptação de Álvaro Thomaz e Vitor Azambuja, faz à mesma parte da história do Spectrum em Portugal.

Para ler o ficheiro teremos que recorrer às manhas habituais. Carregar o Fuse, seleccionar por exemplo o TC 2048 e os ROM's do FDD 3000, de seguida o FDD 3000 Interface. Carrega-se então o TOS na drive do FDD 3000 (poderão vir aqui descarregar o sistema operativo) e finalmente abrir a tape com o programa ficheiro (não esquecendo de fazer o Load ""). Quando o programa carregar, só têm que fazer Run e têm o programa pronto a funcionar...

Poderão aqui descarregar Ficheiro de Endereços, o nome é bastante explícito sobre o que o programa faz.

1 comentário:

  1. Grande malha ,vou disfrutar quando o meu fdd tiver a bombar .
    Entretanto vou postar o progresso no meu Blog para quem tiver duvidas na reparação ,mas só quando tiver concluído o que já não falta muito.
    Tou a tirar umas duvidas e a corrigir outras erradas no esquema do José Lleandro do trastero. ;)

    ResponderEliminar