quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Snowed Under


 Nome: Snowed Under
Editora: NA
Autor: Allan Turvey, Andy Johns, Gabriel Amore, Jarrod Bentley, Craig Howard, Bill Harbison, John Davies, Lee Stevenson, Mat Recardo, Rod Bell, Simon Ferre, Pedro Pimenta, Sergey Kosov, Zoom
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Ainda procuram uma prenda de última hora para oferecer às vossas crianças? Pois não é preciso procurarem mais, está aqui a prenda ideal: Snowed Under. Temos a certeza que, quer as crianças, quer os adultos, irão ficar com um brilho nos olhos assim que carregarem esta prenda Natalícia, criada por grandes nomes da comunidade. Mas além de fazerem as vossas crianças mais felizes, quem sabe levando-as a apaixonarem-se pelo computador com que nos apaixonámos há quase 40 anos, estão também a contribuírem para tornar um pouco menos duro o Natal de famílias mais carenciadas. Não é demais referir, todas as receitas de Snowed Under (versão física ou digital, adquirida via Cronosoft), revertem para a associação Crisis. Façam assim esta boa acção, temos a certeza que o Pai Natal vai ter isso em conta quando aterrar na vossa chaminé...

Não podíamos começar esta pequena análise doutra forma. Apraz-nos ver a comunidade imbuída de espírito Natalício e quase que a própria análise se torna secundária neste caso. Mas independentemente disto tudo, o jogo é muito interessante. Tomando como base Manic Miner, nota-se claramente a sua influência assim que saltamos sobre algumas plataformas feitas de gelo mais fofo e estas começam a desintegrar-se (felizmente o tempo está frio, e aos poucos voltam a solidificar). Mas é importante não esquecer uma coisa, o jogo foi desenvolvido para as crianças, portanto está fora de questão níveis insanos de dificuldade. Tudo aqui é muito relaxado, como convém nesta época, e apesar de apenas termos uma vida, o contacto com os inimigos apenas rouba um pouco de energia (é recarregada assim que se começa novo nível), permitindo às crianças chegarem ao fim sem antes desmotivarem.


Claro que também não podia faltar uma história adequada à época. Assim, assumimos o papel de Tim (tanto pode ser uma rapariga, como um rapaz, para o caso não interessa). Andamos uns dias para trás, e estamos a 30 de Novembro. Tim cometeu um erro terrível, pois foi induzido a abrir uma janela no seu calendário do advento por Krampus, o malvado irmão do Pai Natal. Accionou assim um portal extra-dimensional, sendo puxado para dentro deste. Agora encontra-se preso num pesadelo de Natal e a sua única esperança de fuga é percorrer cada dia do calendário, recolhendo todas as estrelas que irão destrancar a janela. Se conseguir chegar a 25 de dezembro e desbloqueá-la, estará livre do feitiço e o Natal será salvo. No entanto, não está sozinho, pois os asseclas de Krampus estão determinados a congelá-lo e, se o conseguirem, Tim tornar-se-á um deles para sempre.

Como já perceberam, cada dia corresponde a um nível, existindo 25, todos com um ambiente exemplar, uma música que dá vontade de deixar a tocar toda a noite de consoada, e cenários que vão deixar qualquer criança (e adulto) maravilhada. Tim pode saltar sobre as plataformas, tendo o cuidado de permanecer o menos tempo possível naquelas que derretem, mas tem consigo um arsenal de bolas de neve que pode atirar contra os seus inimigos, congelando-os momentaneamente. Mesmo sem as bolas de neve, o jogo já era bastante divertido, com este extra, vai ser um verdadeiro delírio para a criançada, que pode fazer autênticas batalhas campais com os lacaios de Krampus.


Mas se o nível de dificuldade é baixo, adequado ao público-alvo juvenil a que se destina, a jogabilidade é excelente, estando equiparada a desafios mais "adultos". Não é assim de espantar que também estes se enamorem por Snowed Under, trazendo à memória a simplicidade dos primeiros jogos para o ZX Spectrum, que imediatamente cativavam qualquer pessoa. 

Ao contrário do que é habitual, não vamos colocar a grelha de classificação. Em casos excepcionais, não o fazemos, mas por todos os motivos e mais alguns, este é um jogo de 10 para nós!

A equipa responsável por Snowed Under deseja-vos então um Feliz Natal...

Sem comentários:

Enviar um comentário