domingo, 26 de dezembro de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 047

A 10 de Junho de 1990, o ZX Spectrum voltou a ser o destaque na secção "Os Jogos de Computador" do Correio da Manhã.

A começar pela análise semanal bastante elogiosa ao jogo "Dan Dare III", mais uma obra-prima da dupla David Perry e Nick Bruty, incrementada com os gráficos do mestre Simon Butler. Apesar do declínio acentuado dos 8-bits, foram vários os jogos lançados no início dos anos1990, puxando ao limite as capacidades destas máquinas. De certa forma, assistiu-se ao canto do cisne do nosso Speccy.

Paulo Ferreira, o "comandante" desta secção também brindou os leitores com várias novidades. Além dos esperados lançamentos internacionais, fez a divulgação de dois novos jogos portugueses que ainda hoje são MIAs (missing in action - não estão preservados digitalmente). São eles: "Vogsman", jogo de Luis Miguel da "Computone" que cuja descrição lembra um "Spy Hunter"; e a aventura de texto "Em Busca de uma Nova Terra" de Ricardo Perdigão, cuja análise foi prometida para a edição da semana seguinte.

Nunca é demais lembrar aos nossos leitores: caso tenham uma cópia destes MIA ou de outros nas mesmas condições, procurem o Planeta para fazermos a preservação deste património "imaterial".

Como se não bastassem estas informações preciosas, a área de pokes e dicas abriu espaço à programação com pequenas e criativas rotinas de impressão de texto e pokes utilitários. Infelizmente as rotinas foram impressas com alguns erros, pelo que vamos apresentar duas já corrigidas, caso os nossos leitores queiram digitá-las/copiá-las para o ZX Spectrum ou para o editor BASin.

Rotina 1:

10 LET Z$="Giant Soft": LET X$="Rotinas": LET A=10
20 FOR B=1 TO 6
30 PRINT AT A,B;Z$: PRINT AT A,B-1;" "
40 PRINT AT a,30-LEN X$-B;X$: PRINT AT a,30-B;" "
50 BEEP 0.1,2
60 NEXT B

Rotina 2:

10 LET B$="Rotinas GiantSoft"
20 FOR I=1 TO LEN B$
30 PRINT B$(I);" ";CHR$ 8;
40 IF B$(I)<>"" THEN BEEP .10,0
50 NEXT i: PRINT " ";CHR$ 8;

Além dessas rotinas ainda temos pokes que mudam variáveis de sistema, e uma rotina que carrega imagens guardadas em memória para o ecrã. Esta edição sumarenta foi digitalizada pelo Mário Moreira (quem mais poderia ser?) e está disponível neste link. Continuação de Boas Festas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário