domingo, 19 de dezembro de 2021

Blocks'n'Fox

Nome: Blocks'n'Fox
Editora: Ypritsoft
Autor: Yprit
Ano de lançamento: 2021
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Assim que começámos a jogar Blocks'n'Fox, veio-nos logo à cabeça Extruder, por sinal um jogo com cunho nacional, e que por acaso também tinha entrado numa competição ZX-DEV. Também aqui o objectivo é fazer o "match" entre peças semelhantes, neste caso da mesma cor, para isso retirando-as das pilhas que se encontram no ecrã (dai o nome de Extruder, no caso do jogo desenvolvido pelo Rui Martins). Mas Blocks'n'Fox tem algumas diferenças, logo a começar no personagem: uma raposa.

O objectivo é então fazer o tal "match" de pelo menos quatro peças da mesma cor (pode ser na horizontal, vertical ou na diagonal), em número suficiente que permita avançar de nível. Por cada bloco destruído, independentemente da forma como é feito, ganhamos 100 pontos. No entanto, à medida que o tempo vai avançando, vai sendo periodicamente acrescentada uma linha com peças aleatórias.  Se alguma das pilhas atingir o piso inferior, o jogo termina.

Existem vários tipos de peças:

  • Peças coloridas: podemos pegar as que quisermos. Se nessa coluna tiver uma ou mais peças da mesma cor juntas à que vamos pegar, também são recolhidas, podendo depois serem colocadas na coluna que mais nos convier, por forma a tentar fazer o "match".
  • Dinamite: apenas se pode pegar numa de cada vez. Quando a soltamos, destrói toda a coluna.
  • Tijolos: não podem ser pegados, apenas destruídos com a dinamite.

O jogo tem 12 níveis, e à boa maneira do Tetris, cada um é mais difícil do que o anterior. Não só as novas linhas vão surgindo mais rapidamente, enchendo o ecrã, como aparecem novas cores e mais tijolos. No entanto, nada que desincentive os mais inábeis ou de raciocínio menos rápido (no primeiro jogo que fizemos, chegámos ao nível 8).

Os gráficos são sofríveis, tal como o som, no entanto a jogabilidade é interessante e no global consegue fazer-nos passar uns bons momentos durante algumas horas. Não deverá ser o vencedor da competição ZX-DEV Media & Demakes, mas não deslustra o seu programador. Apenas se sente a falta da opção para dois jogadores em simultâneo, sendo que se isso acontecesse, seguramente a nota seria superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário