quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Oito jogos de Inufuto

Devido à falta de tempo. ainda não tínhamos pegado nos oito jogos que um programador Japonês, Inufuto, tinha disponibilizado recentemente para o ZX Spectrum. Bem, na realidade, um deles até já fizemos a review: Bootskell. Deste não iremos falar, mas iremos deixar uma breve descrição de cada um dos outros. Independentemente de serem muito simples, no global são divertidos. Além disso, estão disponíveis para várias plataformas. É ao gosto do freguês...

O primeiro deles é Aerial. Não é mais que um shoot'em'up muito simples, à la Scramble, com aviões, zeppelins e artilharia pesada. A fazer lembrar Harrier Attack, não lhe falta uma música catita para ir acompanhando o som dos tiros. Não é fácil, desde já se avisa, como irão perceber assim que tentarem controlar o disparo do avião.


Segue-se Battlot, uma espécie de Battle Tank, com solados em vez de tanques. O objectivo é conseguir destruir a base inimiga, ao mesmo tempo evitando que o inimigo faça o mesmo com a nossa base. Mas os soldados vão surgindo com uma certa cadência e à medida que se vai avançando nos níveis, os cenários vão tendo mais obstáculos. Um excelente desafio, para quem aprecia o género.


Cavit é claramente inspirado em Bouder Dash. Assumimos o papel de um aventureiro, que anda à cata de tesouros pelo deserto. No entanto, vários inimigos tentam impedi-lo de o fazer, pelo que tem que os evitar ou, se conseguir, fazer-lhes cair um pedregulho em cima. São dez níveis, voltando depois o jogo ao início. 


O jogo seguinte, Impetus, traz-nos mais um shoot'em'up, desta vez vertical. Foi talvez dos que gostámos menos, embora se reconheça que não seja o nosso género predilecto. No entanto, os cenários futuristas, demasiado vectoriais ou constituídos por blocos, não foi do nosso agrado. Quem gosta de terra Cresta, Xecutor ou Slap Fight, vai achar-lhe piada. São apenas cinco níveis, mas bastante longos.


Mazy também não é o mais inspirado dos jogos de Inufuto. Baseado em Maziacs e Fred, está muito longe do brilho desses dois jogos. O objectivo é ir para a porta de saída, evitando ou eliminando os inimigos que aparecem pelo meio. Para os eliminar, é necessário estarmos munidos das facas que também se encontram ao longo do labirinto.


Temos depois novo labirinto com Neuras, mas desta vez com uma nuance diferente. Ao longo dos corredores existem cartas voltadas para baixo. Temos que pegar cada uma das cartas e dispará-la contra o par correspondente. Só depois de todas as cartas serem eliminadas, se passa para o nível seguinte. O problema é o inimigo que nos persegue. Um desafio interessante...


E finalmente, Ruptus. A acção desenrola-se no espaço, onde travamos uma batalha terrível. Não só temos que eliminar os inimigos, mas também as suas bases, protegidas por campos de força, que têm que ser antecipadamente destruídos. Já vimos bastante melhor, dentro do género.

Assim, são oito mini-jogos., aconselhando-se Aerial, Battlot, Cavit e Neuras. Os restantes são dispensáveis. Mas o mais incrível de tudo é que estão disponíveis para mais de 30 formatos diferentes...

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