sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Jogos 80 número 26


Já está disponível o número 26 da revista Brasileira Jogos 80. E esta revista tem muitos motivos de interesse para a comunidade portuguesa, com artigos meus, do Filipe Veiga, do Pedro Pimenta... Além disso, se alguém quiser saber mais sobre a minha relação com o ZX Spectrum, encontram aqui uma extensa entrevista conduzida pelo Marcus Garrett.

Venham aqui descarregar a revista.

4 comentários:

  1. Pelo menos na página 7 parece haver uma gafe na programação

    10 SAVE "MOSKAO"

    Presumo que não seja suposto esta instrução fazer parte do programa, mas sim algo que deve ser digitado/executado para gravar o programa, sem fazer parte dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, é assim mesmo. Faz parte do processo de montagem do jogo em vários passos para o ZX81. Digita-se e executa-se o monitor, portanto, a listagem 1. Depois digita-se os códigos hexadecimais do jogo - a listagem 2 - que vão ser guardados no espaço em memória ocupado pelas linhas REM da listagem 1. Finalmente insere-se as linhas 10 e 20 e apaga-se as restantes do monitor, para gravar o jogo na fita.

      Eliminar
    2. Se calhar não me expliquei bem.

      É que se gravares o programa com o SAVE na linha 10, cada vez que carregares o programa ele a seguir vai tentar gravar o programa outra vez.

      Eliminar
  2. Este texto, no fundo da página 14, tira a conclusão oposta à esperada, como demonstrado pelo gráficos na página 15:

    "Essa cadeia de bytes é convertida do formato digital para o formato analógico com a geração de um som para cada bit desses bytes, sendo um som com frequência de 1200 Hz para bits com valor 1 e um som com frequência de 2400 Hz para os bits com valor 0. Como um som com frequência de 2400 Hz é tocado na metade do tempo de um som de 1200 Hz, isso significa que um byte composto apenas de bits 1 (o valor decimal 255) toca duas vezes mais rápido que um byte formado por somente bits 0 (o valor 0)"

    ResponderEliminar