quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Home for ZXmas

Nome: Home for ZXmas
Editora: NA
Autor: Dave Hughes
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Já nos habituámos a que o excelente magazine informático Woot! inclua pequenos jogos, mas com uma qualidade irrepreensível. Assim que passe a azáfama Natalícia, vamos voltar a Roger the Pangolin: In 2020 Knurled Tour, a oferta maior do ano transacto. Mas Dave Hughes não se esqueceu de dos pobres foliões, e além de montar a Woot! 2021, ainda teve tempo para nos oferecer um clone de Lunar Lander, com 18 níveis, e motivos muito pitorescos que qualquer entendido no ZX Spectrum facilmente identifica. Não foram assim esquecidas obras maiores como Chuckie Egg, Cobra, The Great Escape, ou belezas como a Sammy Fox (por falar em raposas, essas também aparecem num dos níveis). Como nível final, Manic Miner, pois claro.

O objectivo do jogo está bem explícito no ecrã de carregamento. Estamos na noite de consoada e atrasámo-nos no trabalho. Também é habitual nesta altura, as tempestades solares darem cabo da auto-estrada espacial e temos agora que utilizar os atalhos traiçoeiros para conseguirmos chegar a tempo da ceia. A quem isso nunca aconteceu, que atire a primeira pedra...

Controlamos assim uma pequena nave que tem que chegar à saída sem bater em qualquer dos obstáculos que se encontram pelo caminho. Os primeiros níveis são bastante fáceis, com estradas largas, poucos obstáculos, e nenhuns inimigos. Serve essencialmente para nos inteirarmos da mecânica de funcionamento do aparelho. Este, como é habitual, sofre os efeitos da gravidade e da inércia, pelo que temos que contar com algum tempo até que se consiga fazer com que a nave vá para o local pretendido. Mas à medida que vamos avançando nos níveis, os caminhos vão estreitando, os obstáculos aumentam, e, para piorar a situação, pequenos objectos vão-se movendo no caminho, sejam feixes de luz, a pequenos pontos semelhantes a flocos de neve ou estrelas. E mais à frente, quando dermos com Chronos, vamos encontrar mesmo um easter egg não muito agradável, pois estamos no Natal e a Páscoa nada tem a ver com esta quadra...

Quando os caminhos são muito estreitos, temos sempre a possibilidade de diminuir o tamanho da nossa nave. Esta é retráctil e transforma-se num pequeno ponto, que facilmente passa por todos os caminhos. O problema é que, enquanto a nave está nesse modo, os propulsores não funcionam e não a podemos controlar. Temos assim que escolher muito bem os locais onde utilizamos esta funcionalidade, doutra forma espalhamo-nos ao comprido e ficamos com a cara do Pai Natal rezingão.

Home for ZXmas é assim um mini-jogo não tão mini quanto isso, pois para se conseguir terminar os 18 níveis sem batotas, vamos demorar um bom par de horas. Se o experimentarem em plena ressaca pós passagem-de-ano, provavelmente nem o primeiro nível passam, pois o desafio exige concentração máxima e grande destreza de dedos, não condizente com tremuras associadas a vapores alcoólicos. 

Gostámos bastante de mais este brinde de Dave Hughes, estando ao nível (alto) de tudo o que tem vindo a fazer nos últimos anos (além disso ainda tem tempo para ser um dos gestores da página Spectrum Computing). Fantástico! 

Podem vir aqui descarregá-lo, está incluído na fabulosa Woot! 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário