quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Woot! 2021

 

E aqui está a Woot! 2021, obra e graça da comunidade ligada ao ZX Spectrum, mas principalmente do incansável Dave Hughes, que além de conseguir congregar os esforços de todas as pessoas envolvidas no magazine informático, ainda arranja tempo para conceber e programar o magazine, e desenvolver novos jogos. 

Mais uma vez o resultado supera todas as nossas expectativas. Todos os anos o produto é substancialmente diferente dos anteriores. Mas o que está sempre presente é o forte sentido de humor inerente a todos os mini-programas do magazine, servindo para alegrar esta quadra Natalícia, infelizmente ainda ensombrada por uma pandemia que nunca mais tem fim. Vamos assim destacar alguns destes programas e jogos, sendo que o jogo do Dave Hughes, por razões óbvias, tem direito a artigo próprio, nem que seja como mera forma de agradecimento pelo seu enorme esforço.

Depois de corrermos o magazine, podemos então começar pelos "anexos". Em primeiro lugar, a fabulosa entrevista a Douglas McGregor, o insuperável professor da escola primária de Bearsden, cujos alunos com idades a rondar os 10/11 anos trouxeram-nos dezenas de jogos para o ZX Spectrum. E não se esqueceu de mencionar o nosso país, na longa entrevista que concedeu a Dave Hughes. Além disso, nada melhor que utilizar a temática de Back to Skool para dar suporte à entrevista, simbolicamente chamada de Back to Bearzden.

Outra das entrevistas que fazem parte do magazine é a de David Spicer. Para quem não o conhece, é responsável por meia dúzia de jogos para o ZX Spectrum, entre os quais Sergeant Seymour Robot Cop. Além disso, trabalhou na sequela de Xenon que nunca foi lançada, apenas uma pequena demo: Xenon 2: Megablast Demo. E é precisamente esta que fornece a temática associada à entrevista. São ainda  incluídas duas demos muito bem conseguidas, que dão uma ideia daquilo que se poderia vir a encontrar nesse jogo. Talvez algum dia volte a trabalhar nele...

Mas também Dave Hughes entrevista o conhecido Youtubber Dave (aka Rose Tinted Spectrum). Ficamos assim a conhecer quais os seus jogos preferidos, entre muita outra informação interessante. E claro, bem sabemos da paixão de Dave por Manic Miner, pelo que o cenário, incluindo a música, é nada mais, nada menos, que a deste emblemático jogo.


Numa revista que se preze, também não podiam faltar as Palavras Cruzadas, não é? Pois estas estão presentes e temos 16 diferentes, que de forma muito intuitiva, podem ser jogadas durante longas horas. Seremos assim capazes de completar todos os desafios propostos, com temáticas sempre ligadas ao ZX Spectrum, sem batota? Apostamos que não...


The Haunting of Waterbelle End foi desenvolvido por Joefish, personagem bem conhecida dos fóruns da Spectrum Computing, que nos traz um jogo de exploração e mistério, baseado numa obra de J. M. Raymes, com um toque a fazer lembrar Poe, e gráficos muito interessantes. 

Seremos capazes de nos orientarmos na labiríntica mansão e descobrir os tesouros, resolvendo o mistério que a ensombra? Fica uma proposta digna da noite de Halloween...


Temos ainda Sum it Up, um quebra-cabeças que vai apelar às nossas aptidões para a matemática. Ralf, outra personagem bem conhecida de quem frequenta a melhor página do Spectrum (Spectrum Computing, what else?), e que também tem vários jogos no seu currículo, criou um desafio no qual temos que fazer match entre as peças, que têm que totalizar um valor definido previamente, visível no ecrã.

O jogo é muito engraçado, mas não é fácil, desde já se avisa, pois periodicamente surge uma nova linha, que não só nos empurra para o tecto (quando lá chegamos, o jogo termina), como inutiliza as peças que temos seleccionadas, tendo que se voltar a fazer contas e escolher novas peças.


The ElementZX, outro programa criado por Dave Hughes, é talvez o nosso preferido. Na realidade é uma demo, mas que é uma brilhante homenagem a Dmitri Mendeleev, o responsável pela tabela periódica, que todos aprendemos (ou deveríamos ter aprendido) na escola.

Deixamos apenas o ecrã de carregamento, mas é absolutamente obrigatório carregar o programa. Não estaremos muito enganados se dissermos que é das melhores demos alguma vez feitas. Estrondoso!!!!!


Mas a revista tem muito mais, desde demos musicais, jogos de plataformas, a aventuras de texto, e até alguns programas mais conceptuais, de tudo um pouco se vai encontrar na Woot! deste ano, sem dúvida a melhor de sempre. Para isso, basta vir aqui descarregá-la, agradecendo a Dave todo o imenso e brilhante trabalho no seu desenvolvimento. Vão ser horas e horas de exploração e divertimento. 

E já agora, não podemos deixar de referir que é um enorme orgulho sermos mencionados no magazine. Passe agora o ano rápido, para termos a Woot! 2022 com prenda no sapatinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário