sábado, 26 de janeiro de 2019

Zig Zag (MIA)


E finalmente disponibilizamos uma das cassetes mais aguardadas pela comunidade portuguesa do Spectrum: Zig Zag. A cassete original foi-nos emprestada por um nosso amigo, que vai permanecer anónimo, se bem que já tivéssemos conseguido recuperar alguns dos sete jogos e ficheiros que dela fazem parte no lote que tinha chegado do José Gomes, assim como parte da capa (Afonso Gageiro)

Para quem não sabe, a cassete inclui os seis jogos que fizeram parte do primeiro campeonato de Spectrum a aparecer em Portugal, transmitido pela RTP há mais de 30 anos (Programa Zig Zag, daí o nome). Os jogos são facilmente identificáveis, pelo título, sendo alguns dos mais conhecidos do primeiro período do Spectrum (Chuckie Egg, Glug-Glug, Match Point, Full Throttle, Pheenix e Deatchase), além do programa Telefones, e incluem todos instruções personalizadas no formato já bem conhecido da CEI.

Existe ainda uma cassete com os mesmos programas lançada posteriormente pela Timex. Pedimos a quem a tenha, que nos faça chegar a digitalização da capa e instruções. E já agora que confirme se os ficheiros são os mesmos.

De qualquer forma poderão agora aqui vir buscar esta preciosidade.

7 comentários:

  1. Boas, eu tenho uma cassete destas, a diferença é q é transparente. Sabes de mais alguma informação sobre o torneio, vencedores, sistema de pontuação etc? Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há duas variantes, a da Timex e a do próprio Zig Zag. Mas ambas têm as respectivas labels nas cassetes, provavelmente essa cópia poderá ser pirata.

      Infelizmente a RTP já não tem o programa, segundo eles. Era demasiado pequeno na altura, pelo que não tenho grandes memórias, mas no grupo facebook do ZX Spectrum da Arrecadação tem um membro que fazia parte do programa e que poderá responder directamente a essas questões. :)

      Eliminar
    2. Boa noite. Sou o Rui Costa e era um dos 2 técnicos da Times que apareciam aos lados dos concorrentes. E confirmo que a RTP destruiu pouco tempo depois do programa Zig Zag acabar, as gravações dos programas, para libertar bobinas.

      Eliminar
    3. Tão boas memórias!!! Foi graças a esse programa que eu e o meu irmão entramos no Mundo do Spectrum... Pena não haver registo desse programa. Lembro-me que havia um Rei na altura desse concurso. Ninguém o vencia... fartava-se de ganhar spectrums... Era muito bom descobri-lo também!!!

      Eliminar
    4. O Barradas, ganhava tudo :)

      Eliminar
  2. Ok obrigado, com essa dica vou explorar um pouco mais! Grande abraço, óptimo trabalho neste blog e Load "" para sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, a melhor compensação que podemos ter é os nossos leitores gostarem do nosso trabalho... Grande abraço!

      Eliminar