terça-feira, 16 de março de 2021

Astronave 2021

Nome: Astronave 2021
Editora: Cañadul
Autor: Jose Miguel Ibañez Rodriguez
Ano de lançamento: 2021
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 64 K (ZXC4)
Número de jogadores: 1

Por vezes os nossos leitores questionam-se sobre a razão de alguns jogos, geralmente desenvolvidos através do La Churrera, AGD, SEUD, e outros motores semelhantes, que se encontram muito polidos e tecnicamente perfeitos, terem depois uma nota que fica aquém das suas expectativas, enquanto que outros, que aparentam ser mais fracos, obtém notas melhores. Pode haver várias respostas a essa questão, mas uma é bastante óbvia: valorizamos aqueles que são criados de raiz ou que apresentam algo inovador, como é o caso de Astronave 2021. Embora não exista uma pontuação formal para a originalidade, tal como existe para os restantes parâmetros, isso não quer dizer que não a avaliemos e não conte depois para a nota final. Muito pelo contrário, é um dos principais factores de avaliação dos jogos, pelo menos em Planeta Sinclair. E neste aspecto, Astronave 2021 leva nota máxima.

Aquando da preview, indicámos a forma um pouco mais complexa do que o habitual de correr este jogo com 64K, pelo que não nos vamos repetir. Temos a sensação que muita gente não irá o experimentar apenas por essa razão, pois não vai ter paciência para dedicar um pouco do seu tempo a descobrir a forma de o carregar. Apenas podemos dizer que perdem a oportunidade de não só usufruir de um excelente jogo, mas também de ver os outros dois jogos que fazem parte do pacote, lidos através de um menu comum. 

E já agora, podemos também fazer outro alerta. Quando carregámos inicialmente Astronave 2021, estivemos quase, quase a desistir. Os comandos eram complexos, as teclas para apanhar e largar objectos não eram as melhores, e nem sequer conseguimos logo perceber como é que se conseguia saltar sobre alguns obstáculos, nomeadamente quando nos encontrávamos em cima dos tapetes rolantes. A chave para o problema foi apenas uma: persistência. E ficámos espantados como, depois de percebermos exactamente a mecânica do salto do nosso astronauta, começámos a passar os obstáculos quase com uma perna às costas. Por isso, reforçamos a nota do parágrafo anterior, não se deixem abater pelas dificuldades iniciais, é altamente recompensador persistir.


Feito este enquadramento, vamos a este jogo, que nos fez lembrar um clássico, Alien 8, embora com um nível de dificuldade mais adequado a quarentões. A história é assim muito simples. Após as aventuras vividas no novo planeta em Astronauta, o nosso protagonista regressa com a sua nave à Terra para relatar todas as descobertas realizadas. Mas apercebe-se que a nave é invadida por estranhos seres estranhos, sabotando-a e colocando armadilhas por todo o lado. Para recuperar o controlo da situação, tem agora que recolher todas os cartões e e discos espalhados pelo navio.

As semelhanças com o referido Alien 8 são por demais evidentes, não só a nível gráfico, mas também da própria configuração da nave e dos obstáculos a ultrapassar. No entanto, aquilo que em Alien 8 era uma tarefa quase a roçar o impossível, não só porque os inimigos e as armadilhas era de outro mundo, mas também porque havia um limite de tempo para se completar a missão, em Astronave 2021, o programador (felizmente) tornou a tarefa mais fácil. Assim, em primeiro lugar não existe um tempo limite para se cumprir com a missão e isso permite-nos parar para respirar. Mas também porque a nave se encontra dividida em oito sectores e de cada vez que completamos um deles e acedemos ao seguinte, é dada uma password que permite iniciar a missão nesse nível de cada vez que carregamos o jogo. Finalmente porque após perdermos todas as vidas, em vez de termos que recomeçar o jogo do início, começamos no sector onde perdemos, com os objectos dos setores anteriores recolhidos (nem sempre isso acontece, mas poderá ser um bug do emulador - utilizámos o Eightyone).

Curiosamente um dos defeitos apontados a Alien 8 (e a outros jogos que utilizavam o motor "Filmation"), também pode ser apontado a Astronave 2021. Assim, quando se encontram muitos inimigos ou elementos móveis em simultâneo no ecrã, a velocidade reduz consideravelmente. Aprendemos a viver com isso ainda nos anos 80, portanto, mesmo parecendo estranho para alguém que não conheça as primeiras aventuras isométricos criadas, acaba por encaixar de forma quase natural neste jogo.


A aventura tem também alguns truques. Assim, por vezes parece termos ficado encalhado em algum ecrã sem conseguir chegar aos cartões, que parecem estar em pontos inacessíveis. Isso acontece porque além de termos que recolher os 34 cartões e os 5 discos, também temos que aceder aos computadores da nave para desbloquear alguns obstáculos, sejam portas que se encontram fechadas, plataformas que desapareceram e que irão depois reaparecer em pontos que permitem aceder a esses pontos aparentemente inacessíveis, ou até mobiliário que se encontra a atravancar as entradas. Assim, quando isso acontece, já sabem o que têm que fazer: explorar melhor a nave, pois algures encontra-se o computador que permite desbloquear a situação.

Outro truque consiste em saber usar o banco (ver canto inferior direito). Quando o encontramos, devemos recolhê-lo e mantê-lo connosco. Não só permite que cheguemos a pontos mais altos dos cenários, assim como é óptimo para conseguirmos escapar aos inimigos. Quando estes se aproximam, e se não tivermos possibilidade de saltar por cima deles (temos antes que dominar a técnica de salto), basta largar o banco, automaticamente ficamos em cima dele e os inimigos não nos alcançam. Além disso, podemos saltar por cima de alguns obstáculos e simultaneamente recolher o banco, isso se formos ligeiros a carregar na tecla respectiva.

Mas Astronave 2021 é muito mais que isso. Basta dizer que praticamente cada ecrã é um quebra-cabeças, no qual temos que ponderar a melhor forma de chegar aos objectos, à saída, ou de escapar aos nossos inimigos. Junte-se a isso os cenários bem imaginados, o sistema muito feliz de passwords, e rapidamente irão perceber que estamos perante um jogo que tem que ser levado até ao fim. Não pensem é que é tarefa rápida e fácil, penámos bastante até o conseguir, mas foi amplamente recompensador. Percam-se assim em Astronave 2021, vale a pena. Palavra de Planeta Sinclair!

2 comentários: