quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Lava 16K


Nome: Lava 16K
Editora: NA
Autor: Natasha Zotova
Ano de lançamento: 2014 / 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sincalir
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1

Quando em 2014 Lava entrou na competição ZX Basic Game Compo 2014, Natasha Zotova ainda era uma desconhecida no meio do ZX Spectrum. Aliás, chegou a haver comentários, alguns sexistas, a questionar-se quem seria esta programadora, dando a entender que seria um pseudónimo de algum programador (masculino). Mas não, Natasha Zotova é bem real, e hoje em dia não haverá quem não a conheça, ou não fosse a mentora da ZOSYA Entertainment, a software house que mais jogos espectaculares nos fez chegar nos últimos anos.

Vamos ser sinceros, a versão original de Lava não nos seduzia. Não pela vertente gráfica, pois essa tinha a qualidade a que já nos habituámos nos jogos da ZOSYA, mas por ser extremamente lenta, o que não é de admirar, dado que estávamos perante um jogo em Basic puro. Mas foi-lhe dada nova roupagem, sendo o jogo todo reescrito de base em Assembly. Não era fácil compilar o código de Lava, pelo que se tomou uma opção mais drástica, e que no nosso entender resultou às mil maravilhas, tornando-o num muito interessante jogo, ainda por cima com três níveis de dificuldade, correspondendo a três velocidades de acção diferente (o nível mais difícil é vertiginoso). E isto tudo em apenas 16K!


Com apenas 16K, não se poderia esperar um jogo muito grande ou profundo. E de facto, não o é, tem apenas dois níveis, que se completam em cerca de 10 minutos, no entanto, a jogabilidade é bastante boa e tem umas ideias muito engraçadas pelo meio, nomeadamente ter dois modos de controlo, os quais necessitamos de alternar entre eles durante o jogo. Assim, quando estamos montados numa maquineta mecânica com umas grandes pernas, não temos possibilidade de abrir fogo sobre os adversários, pelo que ficamos mais expostos. No entanto, para se passar de ecrã para ecrã, é necessário irmos montados nessa maquineta.

Por outro lado, temos possibilidade de nos ejectarmos da maquineta durante uns segundos (depois de se apanhar o add-on que o permite - combustível). Enquanto estamos no ar, se tivermos munições, podemos disparar sobre os inimigos, eliminando-os. além disso, alguns dos itens que temos que apanhar, só se alcançam utilizando o jetpac. Os diamantes são opcionais e apenas concedem pontos, no entanto, os cristais são obrigatórios, pois só dessa forma se consegue passar do primeiro para o segundo nível, bem como terminar o jogo.


Mesmo com um jogo tão pequeno, os adversários e obstáculos são variados. O mais temível, uma lagarta praticamente imune aos nossos disparos (atinjam-na e vão perceber a razão), sendo fulcral evitá-la. Aliás, sempre que possível, é de evitar os inimigos, pois as munições são bastante limitadas. E já agora, cuidado onde pisam ou poisam (quem avisa, amigo é...).

Graficamente, os ecrãs que deixamos deixam logo a perceber que é um dos pontos fortes deste jogo. As cores escolhidas, em especial a lava, tornam os cenários bastante atractivos, convidando a ver os ecrãs que se seguem. 

Para já Lava pode ser descarregado digitalmente, contemplando um ecrã de carregamento provisório. Mais tarde, o jogo irá ser incluído no lado B de um lançamento da ZOSYA, nessa altura incluindo já o ecrã de carregamento original (bem mais interessante do que aquele que agora foi adicionado ao jogo). Fiquem atentos, em breve a Natasha irá anunciar grandes novidades...

5 comentários:

  1. A mi me ha gustado mucho el movimiento del robot, esta muy conseguido, un abrazo fuerte André !!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, só é pena o jogo ser pequeno, de resto está excelente :)

      Eliminar
    2. Si te fijas ese robot con 6 patas lo vimos luego en otro enemigo en Valley Of Rains, ya me parecía espectacular este juego en su versión original y dejaba ver el arte de su autora. Un saludo Mr. y André.

      Eliminar
    3. Tens razão, Azimov, nota-se claramente ali a influência. Abraço :)

      Eliminar
  2. Si, la pena es que el juego es muy muy corto...abrazos para todos !!!.

    ResponderEliminar