sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Feliz Natal & Próspero Ano Novo


O Zé Oliveira, autor do primeiro jogo conhecido português para o ZX Spectrum, muito tem ajudado Planeta Sinclair. E agora, para comemorar a quadra Natalícia a preceito, até criou um bonito cartão de Natal interactivo, com música a condizer e tudo. Mas as surpresas não se ficam por ai, se tiverem oportunidade corram o programa até ao fim...

Poderão aqui descarregar este bonito cartão e fazemos nossos, os desejos do Zé Oliveira, a quem desde já agradecemos. 

Se não tiverem um emulador e pretenderem ver o programa a funcionar online, poderão também vir aqui à excelente página do Zé (pressionar Enter para se ouvir a música), e carregar este e muitos outros programas e jogos portugueses. 

6 comentários:

  1. Feliz Natal amigos.
    Una pregunta, porque he descargado el archivo .sna para ver el código, y al hacerle un RUN me da error de variable en la linea 420. Supongo que la variable w$ es la culpable. ¿Está precargada en memoria?
    ¿Cómo puedo hacer que funcione?
    Gracias.
    saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na memória. Não podes usar RUN. Tens que usar GOTO 0. A variável w$ é inicializada na linha 9020 (as cores são passadas do ecran para a variável).

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Muchas gracias, con el GOTO 0 ya me funciona, aunque no he conseguido que me pinte los gráficos y la estrella, pero ha funcionado.
    un saludo y gracias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gráficos foram gravados no SNA, os gráficos não estão no programa. Se queres que o programa funcione todo então tens que ter os gráficos separados (gravados com SAVE "jesus" SCREEN$).

      Eliminar
    2. Para colocar o programa a funcionar outra vez, é necessário fazer LOAD de outra imagem, gravar as cores da imagem na variável w$, esconder as cores e gravar o programa (imagem + BASIC). Depois para correr o programa é necessário fazer LOAD do BASIC e do SCREEN$ sem cores.

      Eliminar