sexta-feira, 22 de abril de 2022

André Leão no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede

André Luna Leão teve contacto pela primeira vez com o ZX Spectrum em 1983, quando, na casa dos seus avós, durante as férias, o seu primo apareceu com o computador. Desde logo ficou encantado com um dos jogos que era habitual ver o seu primo e o seu tio jogarem: “Football Manager”. A partir daí, os jogos de estratégia (wargames) e de gestão desportiva sempre foram uma paixão. Em Setembro de 1985, a sua mãe ofereceu-lhe, como prenda de aniversário, um computador, o TC 2048, que ainda hoje tem consigo em perfeitas condições.

Desligou-se do mundo do ZX Spectrum em 1990 ao qual voltou por volta de 2003 por intermédio de um emulador no PC. A partir daí, foi redescobrindo aos poucos a sua antiga paixão.

No final de 2015, decide criar o blogue Planeta Sinclair (primeiro post em Janeiro de 2016), para dar azo à sua imaginação e escrever reviews dos jogos de que mais gostava (e também dos que não gostava). Daí até começar a escrever para as revistas “Espectro” e “Jogos 80”, foi um ápice. Dedica-se também à tradução de jogos para português e é bastante requisitado para ser beta tester de inúmeros jogos, assim como júri de algumas das mais prestigiadas competições relacionadas com o ZX Spectrum.

Com o surgimento do museu LOAD ZX Spectrum, o André assumiu naturalmente um papel chave no projeto pela complementaridade óbvia com o Planeta Sinclair. É assim sem surpresa que o primeiro livro a ser lançado pelo museu seja também o primeiro da autoria do André. De nome “Os Programadores Portugueses”, será apresentado no dia 23 que é simbolicamente o Dia Mundial do Livro, ao qual se seguirá a natural sessão de autógrafos para quem o desejar. 

Além disso, o André estará envolvido em algumas outras sessões no evento como a sobre preservação no Brasil no dia 24 de manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário