segunda-feira, 18 de abril de 2022

Grant Sinclair no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede


Grant Sinclair tem 49 anos, é filho de Iain Sinclair e sobrinho de Sir Clive Sinclair e é hoje também inventor. 

O Grant aprendeu e formou-se com o seu pai que foi o designer industrial responsável por desenhar muitos dos produtos iniciais da Sinclair, incluindo o amplificador Neoteric ou algumas das calculadoras. 

O Grant colaborou no stand da Sinclair Research em diversos eventos “Personal Computer World” entre 1981 e 1984 e trabalhou para a Sinclair Research em 1986. A sua relação com o ZX Spectrum começa logo no princípio de 1982 visto que, sendo Clive Sinclair o seu tio, teve a oportunidade de utilizar logo a sua primeira versão (o Issue 1) numa altura em que não havia nenhum software ou cassete a ser enviada com o computador. Mas ainda antes, tem recordações de visitar eventos de computação com o seu pai e Chris Curry. 

O Grant desenvolveu um dos primeiros jogos que foi utilizado em eventos públicos de apresentação do ZX Spectrum, onde teve algum sucesso, mas nunca foi lançado comercialmente. Também colaborou no desenvolvimento de um jogo educacional - uma versão interativa do jogo da forca (“Hang Man”), testado num centro escolar pioneiro para disléxicos.

O Grant acompanha o trabalho do museu desde 2020, com que tem colaborado pontualmente. Há muito que vínhamos a planear a sua vinda a Portugal que vai finalmente acontecer. Ele irá participar em pessoa no evento, no dia 23 à tarde, numa sessão onde irá abordar as suas recordações de trabalhar com o seu tio e demais personalidades na Sinclair. Acreditamos ser uma excelente oportunidade de ficar a conhecer melhor “os bastidores” da Sinclair, desta vez pelos olhos de quem cresceu próximo daquele ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário