domingo, 10 de abril de 2022

Filipe Veiga no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede


Licenciado em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto e com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Brasil.

O gosto pelos computadores e jogos surgiu em criança quando começou a colecionar recortes da secção Micromania do Jornal de Notícias. Tal como muitos da sua geração, deu os primeiros passos na programação com a linguagem Sinclair BASIC, o que marcou o início do seu percurso profissional na computação.
 
Como o primeiro amor não se esquece, até hoje continua a programar para o ZX Spectrum como hobby. Criou o jogo “Cadê os Artigos” (2019) para a Revista Jogos 80, e o “Carga de Profundidade” (2021) que recebeu a menção honrosa na lista definitiva das 100 melhores conversões de arcade para o ZX Spectrum. É colaborador no Planeta Sinclair e membro da Espectroteam que criou jogo o “Varina” (2018), publicado como cover-tape da Revista Espectro. É co-editor das revistas Espectro (desde 2019) e Micro Sistemas (desde 2021) e é fundador do Planeta MS-DOS, blogue irmão do Planeta Sinclair.

Fundou ainda, com o amigo Marcus Garrett, a Teknamic Software (no Brasil Bitnamic), software house luso-brasileira dedicada a reeditar jogos clássicos (conta já com “Em Busca dos Tesouros”, “Amazônia”, “A Lenda da Gávea”) e a publicar novos títulos (“Laserbirds”, “Zoinho no Jardim dos Tolos”, “Saboteur: Deep Cover”) para microcomputadores como o ZX Spectrum.

Mas o que leva o Filipe ao Museu Load ZX Spectrum, além de reencontrar diverso amigos, é uma promessa antiga ao museu e em que o Filipe tem vindo a trabalhar acerrimamente. Estamos muito curiosos com o que aí vem...

O Filipe vai participar em ambos os dias do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário