sábado, 9 de abril de 2022

O Sabotador (MIA)


Agora que se aproxima o grande evento da comemoração dos 40 anos do ZX Spectrum no Museu LOAD ZX Spectrum, e que vai contar com a participação de Clive 'Saboteur' Townsend, é uma boa oportunidade para irmos procurar tudo o que temos deste exímio programador, para ser colocada a respectiva dedicatória. É o que temos estado a fazer.

O próprio Clive também procura afincadamente pelos seus trabalhos. E o que hoje disponibilizamos pela comunidade foi pedido pelo próprio. O Marcus e o Filipe meteram mãos à obra e encontraram o Paulo Gonçalves, que por sorte ainda tinha uma cópia da versão Brasileira de Saboteur. Enviou ao Filipe um ficheiro .wav, o qual permitiu criar o .tzx e o .tap. 

Claro está que esta edição não é 100% oficial, no entanto, basta olhar para a cassete, para ver que tem muito mais qualidade que as cassetes "oficiais" que tínhamos por cá. Além disso, a própria Disprosoft, responsável pela edição do jogo, tinha anúncios a condizer.

Como podem ver, o MSX e o TK 90X eram reis e senhores no Brasil, não faltando as mais recentes novidades do ZX Spectrum da altura. Presume-se que teriam a qualidade de O Sabotador, isto é, clam shell, capa e instruções traduzidas na linha do original, e até o próprio jogo e ecrã de carregamento se encontram traduzidos. Isso é que era pirataria séria...

Temos agora oportunidade de revisitar um dos mais míticos jogos do ZX Spectrum e na versão traduzida para português. Para isso, basta aqui virem descarregar este lançamento, agora preservado no ficheiro mais habitual para os emuladores (apenas existia versão para beta disc).

Sem comentários:

Enviar um comentário